Narrativas sobre a Universidade Federal de Goiás em Catalão 1986-2002

Resumo

A criação de novas universidades no Brasil é um tema pouco estudado na história da educação brasileira. E uma lacuna que se abre nesse campo do conhecimento é quem são essas universidades. O objetivo deste texto é historicizar a UFG/CAC, a partir da seguinte questão: como a UFG/CAC é tratada nas narrativas constituídas tanto pelas atas de reuniões, quanto pelos professores que atuaram na instituição, no período de 1986 a 2002? A metodologia utilizada foi a pesquisa com fontes escritas, atas de reuniões, e fontes orais, entrevistas com professores da UFG/CAC. Como resultados, percebemos que a busca pela autonomia universitária é uma luta histórica da UFG em Catalão, traduzida em ações em prol da dedicação exclusiva, licença para a pós-graduação etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wolney Honório Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL CATALÃO

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com pós-doutoramento em Educação, pela FACED/PUCRS (2010). Líder do NEPEDUCA - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Catalão. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), Unidade Acadêmica Especial - Educação: Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado). Foi Coordenador do PPGEDUC-UFG-RC, de julho de 2015 a junho de 2019. Foi editor da Revista Poíesis Pedagógica de 2012 a 2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Pesquisa (Auto)Biográfica, Memória e Formação de Professores, História das Instituições Escolares.

Referências

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesus; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Madrid: La Muralla, 2001.

BOLÍVAR, Antonio. Narrar la organización educativa: memoria institucional y constitución de la identidade. In: BOLÍVAR, Antonio. La investigacion (auto)biográfica en educación: miradas cruzadas entre Brasil y España. Granada: EUG; Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014. pp. 330-355.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa. / Tradução Ana Cristina Nasser. Petrópoles, RJ: Vozes, 2012.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. / Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DELORY-MONBERGER, Christine. A história de vida: um cruzamento intercultural. In: LECHNER, Elsa (org.) História de vida: olhares interdisciplinares. Porto (Pt): Edições Afrontamentos, 2009; pp.17-29

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. As atas de reuniões enquanto fontes para a história da educação: pautando a discussão a partir de um estudo de caso. Educação Unisinos 11(2):103-110, maio/agosto 2007. Disponível em < http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/issue/view/57>. Acesso em 23 fev. 2020.

HONÓRIO FILHO, Wolney; PIRES, Ana Paula Dias. O centro de Informação, Documentação e Arquivo (CIDARQ) da UFG – Regional Catalão: Narrativas e Visibilidades. In: ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (Org). Anais do V EHECO. V Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Memória e Democracia: Os Tempos e Espaços da História da Educação – PUC Goiás (5-7/6/2019). Goiânia: Kelps, 2019.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória. / Tradução Bernardo Leitão [et al]. 4ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996, p. 535-549.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Pierre Bourdier: Da ilusão à conversão autobiográfica. FAEEB – Educação e Contemporaneidade, pp. 223-235, 2014. Disponível em < https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/838>. Acesso em 23 fev. 2020

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a Formação: Pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.01, p. 369-386, abr. 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982011000100017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 23 fev. 2020.

SILVA, Maria José da. A História do Campus Catalão UFG – 1983-2002. Goiânia: Ed. da UCG, 2009.

Publicado
2021-03-02
Como Citar
Honório Filho, W. ., & Pires, A. P. D. (2021). Narrativas sobre a Universidade Federal de Goiás em Catalão 1986-2002. Horizontes, 39(1), e021006. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1082