A institucionalização de sistemas internos de garantia de qualidade, como pilar para o desenvolvimento de processos de autorregulação de IES
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1087Resumo
Este estudo visa analisar os processos regulatórios e avaliativos de instituições portuguesas, por meio dos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade, para estabelecer proposições junto ao modelo brasileiro e favorecer os processos de autorregulação. Caracteriza-se tal pesquisa como exploratória, pois se preocupou em identificar fatores determinantes, que contribuíram para a ocorrência dos fenômenos. Na concepção metodológica, configura-se pela escolha do método qualitativo, baseada no aprofundamento da compreensão do que se estuda e da análise dos resultados. Como resposta, o estudo revelou que um processo favorecerá a qualidade na medida em que tenha mecanismos de autorregulação robustos, bem desenvolvidos, de forma contínua, com credibilidade junto à comunidade acadêmica.
Downloads
Referências
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009.
BANDURA, A. Self-regulation of motivation through anticipatory and selfreactive mechanisms. In: Dienstbier, R.A. (Ed.) Perspectives on motivation: Nebraska symposium on motivation. Lincoln, University of Nebraska Press, vol. 38, pp. 69-164, 1991.
BANDURA, Albert, AZZI, Roberta Gurgel, POLYDORO, Soeli (Orgs). Teoria social cognitiva – Conceitos Básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, Vozes, 2006.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. Apostila, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.
JOSÉ FILHO, M. Pesquisa: contornos no processo educativo. In: JOSÉ FILHO, M; DALBÉRIO, O. Desafio da pesquisa. Franca: Unesp – FHDSS, p.63-75, 2006.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.
MAY, T. Pesquisa Social: questões, métodos e processo. Porto Alegre, Artmed, 2004.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, M. M. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.
POLYDORO, S. A. J. & Azzi, R. Autorregulação: aspectos introdutórios. In: Bandura, A.; Azzi, R.; Polydoro, S. A. J. (orgs.). Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre, Editora Artmed, pp. 149-164, 2008.
PORTUGAL. A3ES. Avaliação/Acreditação de Ciclos de Estudos em Funcionamento - Ensino Universitário. Lisboa, 2012. Disponível em: http://www.a3es.pt/pt/acreditacao-e-auditoria/guioes-e-procedimentos/avaliacao/acreditacao-de-ciclos-de-estudos-em-funcionamento (Último acesso em 08/03/2020).
PORTUGAL. A3ES. Avaliação/Acreditação Prévia de Novo Ciclo de Estudos. Lisboa, 2016. Disponível em: http://www.a3es.pt/pt/acreditacao-e-auditoria/guioes-e-procedimentos/acreditacao-previa-de-novos-ciclos-de-estudos (Último acesso em 08/03/2020).
PORTUGAL. A3ES. Manual de Avaliação, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Lisboa, 2012. Disponível em: Disponível em: http://www.a3es.pt/sites/default/files/Manual%20de%20avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf (Último acesso em 02/03/2020).
PORTUGAL. A3ES. Pedido de Acreditação Prévia de Novo Ciclo de Estudos. Lisboa, 2016. Disponível em: http://www.a3es.pt/pt/acreditacao-e-auditoria/guioes-e-procedimentos/acreditacao-previa-de-novos-ciclos-de-estudos (Último acesso em 08/02/2020).
PORTUGAL. Universidade de Aveiro. Manual da Qualidade. Aveiro, 2016. Disponível em: https://www.ua.pt/sigq/page/22105 (último acesso em 10/02/2020).
PORTUGAL. Universidade de Coimbra. Manual do Sistema de Gestão. Coimbra, 2016. Disponível em: https://www.uc.pt/damc/manual/manual_sistema_gestao_15 (último acesso em 10/02/2020).
PORTUGAL. Universidade do Porto. Manual do Sistema de Gestão da Qualidade da Universidade do Porto. Porto, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/CASSIUS/Desktop/Manual_do_SGQ.UP_v20161209.pdf (último acesso em 10/02/2020).
SÁNCHEZ Gamboa, Silvio, Pesquisa em educação: métodos e epistemologias – 2.ed. – Chapecó: Argos, 2012.
SILVA, Kátia R. X. da. Programa de aperfeiçoamento do desempenho (PAD): Desafios ao enriquecimento curricular no curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário. Revista UNIABEU Belford Roxo. v. 6, n. 13, pp. 342-357, mai./ago. 2013.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa
qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZIMMERMAN, B. J. Attaining self-regulation: A social-cognitive perspective. In: M. Boekaerts, M.; Pintrich, P.; Zeidner, M. (eds.). Self-regulation: Theory, research, and applications. Orlando, FL7 Academic Press, pp. 13– 39, 2000.
ZIMMERMAN, B. J. Achieving self-regulation. In: Pajares, F. & Urdan, T. Adolescence and education, Volume 2: Academic motivation of adolescents. Greenwich, CT: Information Age Publishing, pp. 1-27, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.