Produção do conhecimento e resistências na área da educação:

contribuições do único mestrado profissional em educação de jovens e adultos no Brasil

Resumo

Apresentamos o levantamento da produção acadêmica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir das pesquisas desenvolvidas com a temática da EJA. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, no contexto do MPEJA, com procedimentos de mapeamento da produção científica, e um grupo de discussão com egressos do Programa. Os resultados apontam o trabalho pioneiro, responsável e significativo que o MPEJA desenvolve, como espaço de produção e difusão do conhecimento, possibilitando transformações na área da EJA, fomentando ações de enfrentamento, e impactando as diferentes Territórios de Identidade na Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Veiga Viñal Junior, UNEB

Graduação em letras/espanhol (UFBA). Especialização em metodologia do ensino superior (FBB). Mestrado em educação de jovens e adultos (UNEB). Doutorado em linguística (UNIVERSIDADE DE VIGO-ESPANHA). Professor Adunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Helga Porto Miranda, UNEB

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB-BA. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-BA). Jacobina, Bahia, Brasil Bolsista CNPq.

Ana Lúcia Nunes Pereira, UNEB

Doutora pelo Programa Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DEDC XV – Valença/BA. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar – Coordenado pela Profa. Dra. Marina Graziela Feldmann. Bolsista do CNpq

Publicado
2021-08-06
Como Citar
Viñal Junior, J. V. ., Miranda, H. P. ., & Pereira, A. L. N. . (2021). Produção do conhecimento e resistências na área da educação: : contribuições do único mestrado profissional em educação de jovens e adultos no Brasil. Horizontes, 39(1), e021044. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1161