As repercussões das condições de trabalho na organização do trabalho coletivo e (re)elaboração do projeto político-pedagógico na escola básica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.118Palavras-chave:
Formação centrada na escola, Condições de trabalho, Trabalho docente coletivo, Projeto político-pedagógicoResumo
O artigo sistematiza análises de uma pesquisa interessada em compreender o processo de discussão e (re)elaboração do projeto político-pedagógico da escola básica no contexto das atividades de trabalho pedagógico coletivo. A pesquisa vem sendo desenvolvida em uma escola da rede pública estadual paulista e envolve o acompanhamento do trabalho coletivo dos professores. As transcrições dos encontros são analisadas na perspectiva sócio-histórica e evidenciam que o envolvimento no processo de discussão e (re)elaboração do projeto político-pedagógico da escola não supõe apenas disponibilidade e compromisso dos professores, mas condições de trabalho que favoreçam a participação, engajamento e dedicação a um plano de ação que responda aos problemas identificados em contexto. Os registros de acompanhamento de dois grupos de professores permitem afirmar que as formas de contratação, remuneração e estabilidade dos professores repercutem nas condições de ensino, desenvolvimento profissional docente e, consequentemente, na organização do trabalho coletivo a favor do projeto político-pedagógico.
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