A formação continuada segundo os (as) professores (as) do ensino médio no norte do Tocantins: forma, finalidade e conteúdo

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1195

Resumo

O presente artigo trata da formação continuada para os (as) professores (as) da educação básica. O objetivo é analisar as concepções e as possíveis indicações para o desenvolvimento profissional permanente a partir da na manifestação dos (as) professores (as) do ensino médio. O estudo coletou informações junto ao quadro docente da rede estadual de ensino do norte do Tocantins, aplicando 110 questionários. As respostas revelam que para a maioria dos participantes da pesquisa a formação continuada deve complementar o processo formativo, sendo um aperfeiçoamento ou aprimoramento profissional. Deve também ser realizada no médio prazo e em espaço escolar. Os principais interesses de estudos são os temas específicos das áreas de conhecimento e aqueles relativos às especificidades do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Cleomar Locatelli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor associado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis - TO. 

 

Hélida Queiroz, Rede Estadual de Ensino do Tocantins

Graduada de Pedagogia, especialista em Organização do Trabalho Escolar, coordenadora pedagógica da rede pública de ensino no estado do Tocantins. 

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Publicado

06-10-2021

Como Citar

Locatelli, C., & Queiroz, H. (2021). A formação continuada segundo os (as) professores (as) do ensino médio no norte do Tocantins: forma, finalidade e conteúdo. Horizontes, 39(1), e021055. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1195