Desenvolvimento do letramento matemático em uma sequência didática nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1205

Resumo

Objetivou-se, a partir de uma pesquisa qualitativa, implementar e avaliar uma sequência didática com gêneros textuais em aulas de Matemática no sentido de perceber como tal proposta contribui para o letramento matemático em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. A intervenção transcorreu em parceria com a professora regente da classe e a produção de dados tomou como base registros de natureza pictórica, escrita e fotográfica. Relacionar o ensino dos conteúdos matemáticos com a língua materna tem se constituído uma vertente de pesquisa e de prática relevante na medida em que as crianças se apropriam do sistema de escrita alfabética e de procedimentos de cálculos cuja representação matemática exprime marcas textuais discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Moreno , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat)  do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande (MS), na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo"; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

Klinger Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação" (CNPq/UFSCar).

Downloads

Publicado

25-03-2022

Como Citar

Moreno , L. ., & Ciríaco, K. (2022). Desenvolvimento do letramento matemático em uma sequência didática nos anos iniciais do ensino fundamental. Horizontes, 40(1), e022001. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1205