O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores

Resumo

Este trabalho é resultado de uma análise sobre o tratamento conferido ao poema nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de leitores literários. Para isso, foram selecionados quatro manuais didáticos utilizados por escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Tal investigação, pautada na metodologia qualitativa, aborda a trajetória da poesia infantil no Brasil, a presença dos poetas na produção literária e a abordagem do poema nos livros e, por fim, as contribuições do livro na formação leitora. Os objetivos propostos partem do pressuposto de que a poesia está presente na história social dos seres humanos, portanto, faz-se necessário que as crianças tenham contato com esse gênero já nos anos iniciais da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Margarete Petri da Rosa, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

Professora Associada I do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Publicado
2021-07-01
Como Citar
Rosa, M. P. da, & Monteiro, M. I. (2021). O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores. Horizontes, 39(1), e021025. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1215