Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1219Resumo
Em 2020, frente ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o ensino remoto foi a possibilidade de continuidade da educação. Diante desse fato, foi desenvolvido este artigo, que teve o objetivo de compreender, a partir da teoria dos paradigmas do ensino e da aprendizagem de Masetto (2005), qual o paradigma predominante no ensino remoto em duas turmas de pós-graduação stricto sensu em Educação na UPF. A metodologia mesclou as abordagens qualitativa e quantitativa, por meio da entrega de questionários. Concluiu-se que a maioria dos alunos considerou que desenvolveu conhecimentos úteis para a vida profissional. Como aspectos negativos dessa modalidade, os respondentes dos questionários destacaram o cansaço frente às telas de computador e também a falta de contato com os colegas.
Downloads
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2018. Brasília, 2018. Disponível em: http:// download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 03 out. 2020.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. Educar o educador: reflexões sobre a formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
FÁVERO, A. A.; TONIETO, C.; ODY, L. C. Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. Campinas. Mercado das Letras, 2015.
FERREIRA, J. L. Formação de professores: teoria e prática pedagógica. Google Books. 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=OdjIBQAAQBAJ&pg=PT32&lpg=PT32&dq=N%C3%A3o+%C3%A9+poss%C3%. Acesso em: 15 out. 2020.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GARCIA, T. F.; GARCIA, T. C. M.; RÊGO, M. C. F. D. Ensino remoto emergencial: estratégias de aprendizagem com metodologias ativas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.
GENTIL, R. M.; OKAWA, C. S. G.; CARVALHO, C. M.; BARISON, D. M. Síndrome da visão do computador. Science in Health, v.2, n. 1, p.64-66., jan-abr. 2011. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/new/revista_scienceinhealth/04_jan_abr_2011/science_01_64_6_2011.pdf. Acesso em: 03 dez. 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Bookmam, 2008.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v.41, p.1-26, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&tlng=pt. Acesso em: 03 dez. 2020.
LEMOS, A. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, A.; CUNHA, P. (orgs). Olhares sobre a cibercultura. Sulina: Porto Alegre, 2003, p.11-23. Disponível em: https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
MACHADO, N. S.; LUPEPSO, M.; JUNGBLUTH, A. Educação híbrida. Curitiba: UFPR 2015. Disponível em http://cipead.ufpr.br/portal1/files/ufpr_hibrida/livro_educacao_hibrida.pdf. Acesso em: 03 out. 2020.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada.6. ed. Porto Alegre: Bookmam, 2012.
MASETTO, M. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, A.; VASCONCELOS, M. L. (orgs). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2. ed. São Paulo: Cortez/Mackenzie, 2005. p.79-108.
MASETTO, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. A. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. 19. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000, p. 133-173.
MITRE, S. M.; BATISTA, R. S.; MENDONÇA, J. M. G.; PINTO, N. M. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PORTO, C. P.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, v.13, n.2, p.2133-2144, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, vol. 2, Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. p.15-33. (Coleção mídias contemporâneas).
NETA, M. S.; CAPUCHINHO, A. C. Educação híbrida: conceitos, reflexões e possibilidades do ensino personalizado. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2., 2017, Mamanguape/PA. Anais [...]. Mamanguape/PA, 2017, p.148-156. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1877/CtrlE2017_AC_13_62.pdf. Acesso em: 03 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik, Bruna Eduarda Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.