Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.122Palavras-chave:
Educação Patrimonial, História da Educação, Formação de Professores.Resumo
Este artigo tem como proposta realizar uma discussão sobre as possibilidades de articulação entre o ensino da História da Educação e o da Educação Patrimonial, sabendo da importância da construção de uma consciência histórica no contexto de formação de professores. São discutidos conceitos de educação, história, memória, educação patrimonial, identidade e patrimônio. Este trabalho retrata a Educação Patrimonial como um processo de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, construindo uma proposta de ensino de história da educação baseada na pesquisa e na reflexão, desmistificando o senso comum e ajudando os professores a perceberem a escola e o fazer educacional como patrimônios culturais. Esta é uma pesquisa qualitativa e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica pautada no referencial teórico de autores que tratam da Educação Patrimonial. História da Educação, Currículo e Formação de Professores.
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