Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores

Autores

  • Cláudia Maria Soares Rossi Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.122

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, História da Educação, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo tem como proposta realizar uma discussão sobre as possibilidades de articulação entre o ensino da História da Educação e o da Educação Patrimonial, sabendo da importância da construção de uma consciência histórica no contexto de formação de professores. São discutidos conceitos de educação, história, memória, educação patrimonial, identidade e patrimônio. Este trabalho retrata a Educação Patrimonial como um processo de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, construindo uma proposta de ensino de história da educação baseada na pesquisa e na reflexão, desmistificando o senso comum e ajudando os professores a perceberem a escola e o fazer educacional como patrimônios culturais. Esta é uma pesquisa qualitativa e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica pautada no referencial teórico de autores que tratam da Educação Patrimonial. História da Educação, Currículo e Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Soares Rossi, Universidade Federal de Lavras

Pedagoga, com especializações em Didática e Metodologia do Ensino, Psicopedagogia e Inspeção Escola. Mestranda pela UFLA. Técnica em Assuntos Educacionais do IFMG.

Downloads

Publicado

01-05-2017

Como Citar

Rossi, C. M. S. (2017). Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores. Horizontes, 35(1), 113–120. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.122