Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.123Palavras-chave:
Licenciatura em Computação, Tecnologias na educação, Experiências de formação docente.Resumo
Neste texto pretende-se apresentar experiências formativas adquiridas com a participação dos Licenciandos em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e refletir sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas da região próxima à Machado/MG enquanto os licenciandos buscam o reconhecimento profissional docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada através de análise documental, participação em rede social de apoio à valorização da carreira e através da aplicação de questionários estruturados para Licenciandos em Computação e diretores das escolas da região. A participação em projetos de extensão, como o PIBID, foi considerada pelos licenciandos uma forma de valorização do curso de Licenciatura em Computação e através das ações desenvolvidas, a comunidade escolar e a sociedade são beneficiadas ao mesmo tempo em que reconhecem as habilidades e competências deste profissional.Downloads
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