Da imagem criadora bachelardiana à educação imaginativa
Notas preliminares
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1252Resumo
O artigo parte da noção de imagem criadora nas duas vias da estética bachelardiana, passando pela crítica ao iconoclasmo ocidental que tem historicamente tratado a imagem como simulacro, mimetismo, reprodução, mostrando como Bachelard vem na contramão dessa concepção redutora, possibilitando-nos compreender que a imagem deve nos fazer imaginar. Por decorrência, uma educação imaginativa nesses moldes teria que partir dessa premissa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.