Como analisar o métier do professor alfabetizador?

Contribuições teórico-metodológicas da perspectiva histórico-cultural e da clínica da atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1266

Resumo

A partir de pesquisa realizada com professoras alfabetizadoras, o artigo problematiza a articulação das instâncias de pesquisa, intervenção e formação profissional, como lócus de desenvolvimento profissional. Com o objetivo de discutir como os recursos de ensino – instrumentos técnico-semióticos mediadores – são organizados pelo professor, foram realizadas 28 atividades com o grupo de professoras, incluindo sessões de observação, entrevistas e reuniões individuais, em duplas e coletivas. As atividades propostas às professoras foram pautadas por procedimentos da Clínica da Atividade e, dadas as particularidades da situação de pesquisa na escola, os procedimentos foram adaptados e transformados, mantendo os princípios básicos do referencial – instaurar o diálogo sobre situações concretas de trabalho, tendo em vista a (re)elaboração do métier e a ampliação do poder de agir do professor alfabetizador.

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Publicado

03-08-2021

Como Citar

Nogueira, A. L. H. (2021). Como analisar o métier do professor alfabetizador? Contribuições teórico-metodológicas da perspectiva histórico-cultural e da clínica da atividade. Horizontes, 39(1), e021037. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1266

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Seção

Seção Temática: Os desafios do trabalho na contemporaneidade