Relações dialógico-valorativas da profissão docente em charges virtuais: revisitando representações sociais

Autores

  • Pollyanne Bicalho Ribeiro Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Mestrado Profissional em Letras do Ceará. https://orcid.org/0000-0002-5128-8089
  • Daniella Lopes Dias ignácio Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2981-3801

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1278

Resumo

Este artigo visa analisar modos de representar a profissão docente em charges veiculadas no ambiente virtual, a fim de refletir sobre discursos propagados na internet sobre o trabalho do professor no contexto da pandemia e que estão em pleno diálogo com discursos proferidos em outros contextos sociais. Como referencial teórico, partimos dos pressupostos da Teoria Dialógica do Discurso comungados com a Teoria das Representações Sociais. Por meio de análise comparativa de charges veiculadas na WEB no momento pandêmico de 2021, bem como no momento anterior a ele, tendo em vista o objetivo de cotejar discursos sobre a relação entre o trabalho docente e as tecnologias, percebemos a reiteração de representações que traduz a precariedade da educação, especificamente do trabalho remoto em período de quarentena, em relação aos protagonistas desse trabalho – professor e aluno.

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Biografia do Autor

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Mestrado Profissional em Letras do Ceará.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Direito pelo Centro Universitário FUMEC (2000), mestrado em Educação pela Universidade São Marcos (2004), doutorado em Linguística Aplicada pela Puc Minas (2008) e pós-doutorado em Linguística Aplicada (USP). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos, identidade do professor, memoriais, representações sociais; formação de professores; letramento, material didático.

Daniella Lopes Dias ignácio Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Letras - Português/Francês - pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996) , pós-graduação Lato Sensu pela UNIBH (1999), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), doutorado em Lingüística Aplicada pelo LAEL (PUC/SP - 2010). Realizou estágio de Doutorado na Université de Genève/Suíça e de Pós-doutorado na Université Lille 3/França. É professora adjunto IV e coordenadora do curso de especialização em Revisão de Textos - presencial e EAD - da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita de pesquisa, discurso e revisão de textos.

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

Ribeiro, P. B., & Rodrigues, D. L. D. ignácio. (2022). Relações dialógico-valorativas da profissão docente em charges virtuais: revisitando representações sociais. Horizontes, 40(1), e022005. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1278