Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1286

Resumo

Este artigo discute os conflitos desencadeados nos desdobramentos de uma intervenção que ocorreu de 2014 a 2020 no contexto da Educação Infantil. A intervenção se desenvolveu, inicialmente, com quatro Professores de um Centro de Educação Infantil – CEI, que atende crianças de 0 a 3 anos, da região periférica da Cidade de São Paulo, entre 2014 e 2015. Em momentos posteriores, outros profissionais (professores e gestores) demandaram a continuidade da intervenção. Desta forma, em um primeiro momento, apresentou-se a perspectiva teórica e metodológica que orienta o estudo e as análises, e discutiram-se os desdobramentos deste processo de intervenção com foco nos conflitos vividos pelos profissionais no exercício de sua atividade de trabalho. A partir das análises, constatou-se o quanto o trabalho dos professores e dos gestores sofre com conflitos de dimensões distintas: pessoais, impessoais, interpessoais e, particularmente, transpessoais. Conflitos que assinalam os atritos entre o que se quer se fazer e o que se faz; entre o que se pensa que faz e não se faz; entre o que se deve fazer e o que se pode fazer; entre o que o colega faz e o que se necessita fazer. Em síntese, o contexto da Educação Infantil é um fértil campo de investigação da atividade de trabalho.

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Publicado

03-08-2021

Como Citar

Barricelli, E., Diolina, K., & Anjos, D. (2021). Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar. Horizontes, 39(1), e021040. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1286

Edição

Seção

Seção Temática: Os desafios do trabalho na contemporaneidade