Fronteiras de gênero e sexualidade na educação infantil: deslocamentos e produção de redes de vigilância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1292

Resumo

Com o propósito de compreender como as práticas pedagógicas referentes às questões de gênero são produzidas nos cotidianos da educação infantil, foi realizado um estudo com educadoras de uma instituição localizada no município de Olindina/Ba. As imagensnarrativas produzidas foram cartografadas a partir dos dispositivos Ateliê de Pesquisa e Diário de Campo, sendo compartilhadas àquelas que se caracterizam como rastros das práticas pedagógicas. As produções evidenciam que mesmo havendo produção de práticas pedagógicas que intentam a constituição de uma base sólida para controle dos corpos infantis em torno das padronizações de gênero e sexualidade, a aprendizagemensino com as crianças possibilitam deslocamentos (auto) formativos, oportunizando a criação de outro (s) território (s).

 

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Biografia do Autor

Graciele Mendes de Carvalho, Universidade do Estado da Bahia

Psicóloga pela Universidade Tiradentes  (UNIT) e mestre em  Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  É pesquisadora do grupo de pesquisa FEL - Formação, Experiência e Linguagem (UNEB). Exerce atividades profissionais na área de Psicologia Escolar.

Zuleide Paiva da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia e professora titular do MPED- Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. Formação interdisciplinar, com doutorado Multi- Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA,UNEB, UEFS, SENAI-CIMATEC, LNCC), mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). É pesquisadora do grupo de pesquisa FEL - Formação, Experiência e Linguagem. Atualmente coordena  o DIADORIM - Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade. Desenvolve pesquisa e extensão no campo dos estudos feministas interseccionais com foco na formação docente e processos de produção e difusão do conhecimento. Desde 2010 atua na Liga Brasileira de Lésbicas estabelecendo pontes entre a academia e os movimentos sociais. 

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Carvalho, G. M. de ., & Silva, Z. P. da. (2022). Fronteiras de gênero e sexualidade na educação infantil: deslocamentos e produção de redes de vigilância. Horizontes, 40(1), e022022. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1292

Edição

Seção

Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas