Poéticas visuais da contemporaneidade: gênero e sexualidade para o contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1329

Resumo

As práticas pedagógicas e suas relações com os estudos de gêneros e sexualidades, quando tratadas no contexto escolar ou universitário, são constantemente elaboradas a partir de uma estabilidade, impedindo uma abordagem curiosa e lúdica. Considerando este aspecto, neste texto o objetivo é discutir algumas possibilidades curriculares para o ensino da temática, a partir de obras de arte de artistas mulheres contemporâneas em diálogo com referências bibliográficas da área. Propomos refletir, de modo multidisciplinar, como as obras de Rosana Paulino, Adriana Varejão podem vir a ser um interessante ponto de partida para refletir sobre os feminismos e a diversidade sexual, com todas as urgências destas temáticas, considerando a potencialidade crítica da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLESTRIN, L. M. A. Feminismos subalternos. Revista de Estudos Feministas, v.23, n.3, p.1035-1054, 2017.

BARBOSA. A. M. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: Ed. Com Arte, 1998.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. Porto Alegre: Perspectiva: Fundação IOCHPE, 1992.

BENJAMIN, W. Teses sobre o conceito de história. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BERGER, J. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

BRITZMAN, D. Curiosidade, sexualidade e currículo. In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.83-111.

BUTLER, J. Problemas de gênero feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2018.

COUTINHO, A. S; LOPONTE, L. G. Artes visuais e feminismos: implicações pedagógicas. Estudos Feministas, v.23, n.1, p.181-190, 2015.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

FINCO, D.; SOUZA, A. S; OLIVEIRA, N.R. C. Desafios para a discussão sobre gênero e diversidade na escola. In: FINCO, D.; SOUZA, A. S; OLIVEIRA, N.R. C. (org.). Educação e resistência escolar: gênero e diversidade na formação docente. São Paulo: Alameda, 2017, p.9-15.

GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. In: HOLANDA, H.B. (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020, p.38-50.

GONZALEZ, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje. p.223-244, 1984.

HOLLANDA, H. B. Introdução. In: HOLLANDA, H. B. (org.) Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020, p.38-50.

HORKENHOFF, P. Glória! o grande caldo. In: NERI, L. (org.). Adriana Varejão. São Paulo: Takano Editora, 2001, p.105-116. (Catálogo de Exposição).

LEME, M. História das mulheres artistas até 1900. In: LEME. M.; PEDROSA, A.; RJEILLE, I. (org.). História das mulheres: histórias feministas. São Paulo: MASP, 2019, p.18-25.

LOPES, M. M. R.; PINTO, S. L. A. Queermuseu: inclusão e diversidade sob o olhar contemporâneo. In: PEREIRA, D.; CARNEIRO, M. (org.). História: diálogo contemporâneo. Ponta Grossa: Atena, 2019, p.204-215.

LOPONTE, L. G. Gênero, arte e educação: resistências e novas paisagens do possível. Cartema: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE-UFPB, n.8, p.81-96, 2020.

LOPONTE, L. G. Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino pedagogias visuais do feminino. Estudos Feministas, v.10, n.2, p.283-300, 2002.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In. Louro G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.9-34.

MENDONÇA, H. Queermuseu: o dia em que a intolerância pegou uma exposição para Cristo. El País, Brasil, 13 set. 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/11/politica/1505164425_555164.html.

Acesso em: 25 de set. 2021.

MOTT, L. Por que os homossexuais são os mais odiados dentre todas as minorias? In: CORREA, M. (org.). Gênero e cidadania. Campinas: Pagu - Núcleo de Estudos de Gênero/Unicamp, 2002, p.143-156. (Coleção Encontros).

NERI, L. Admirável mundo novo: os territórios barrocos de Adriana Varejão. In: NERI, L. (org.). Adriana Varejão. São Paulo: Takano Editora, 2001, p.23-32. (Catálogo de Exposição).

NOCHLIN, L. Por que não houve grandes mulheres artistas? São Paulo: Edições Aurora, 2016.

PAULINO, R. Imagens de sombras. 2011. 98f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

PAULINO, R. Textos de minha autoria. Rosana Paulino, 2009. Disponível em: http://www.rosanapaulino.com.br/blog/textos-de-minha-autoria/. Acesso em: 24 set. 2021.

SETTON, M. G; COUTINHO, M. M. Os museus como espaços educativos. Educação em Revista, v.33, p.1-23, 2017.

TEIXEIRA, N.C. B. O corpo feminino na obra de Adriana Varejão: transgressão e ruptura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. v.13, n.2, p.296-310, 2017.

TORRES, M. A. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Downloads

Publicado

29-08-2022

Como Citar

Santos, E. da S. ., Lopes, M. M. R., & Pinto, S. L. de A. . (2022). Poéticas visuais da contemporaneidade: gênero e sexualidade para o contexto escolar. Horizontes, 40(1), e022030. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1329

Edição

Seção

Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas