Metodologias ativas na formação continuada para docentes de licenciaturas na modalidade EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1344

Palavras-chave:

Ensino Superior; Educação a distância; Formação continuada; Metodologias ativas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar, na literatura, formações continuadas – que abordem metodologias ativas – para docentes das licenciaturas na modalidade de Educação a Distância. Cuida-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com levantamento bibliográfico e análise qualitativa dos resultados, tendo por referência autores como Abrucio, Masetto, Moriconi e Valente. Devido às dificuldades encontradas, revisaram-se estudos similares à temática. Verificou-se que as formações costumam ocorrer pontualmente, sem uma sistematização dos dados que permita atestar práticas replicáveis e pontos de melhoria. Assim, para futuras pesquisas, espera-se das instituições e dos profissionais da Educação a Distância uma reflexão de como pretendem garantir qualidade ao processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino Superior. Educação a Distância. Formação continuada. Metodologias ativas.

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Biografia do Autor

Rafaela Ramalhete Ferraz, Centro Universitário Senac - SENAC

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Sociologia da Educação. Especialista em Gestão Escolar pela USP/Esalq e em Direito e Processo Trabalhista. Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense, Pedagogia pelo Centro Universitário Senac e Letras (formação complementar). Atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Cariacica/ES pelo Programa Ensina Brasil.

Maria Carolina Cascino da Cunha Carneiro, Centro Universitário Senac

Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Educação . Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuei como docente no Ensino fundamental II e Médio (em escolas privadas e públicas). Docente do Centro Universitário Senac - SP.

Rosanna Claudia Bendinelli, Centro Universitário Senac - SENAC

Doutoranda em Educação, na área Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças, mestre em Educação, na área de Estado, Sociedade e Educação, ambas pela Universidade de São Paulo. Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial: aprofundamento na área da Deficiência Visual pela Universidade Cidade de São Paulo.  É docente do Centro Universitário Senac, no curso de Pedagogia, responsável pela disciplina de Educação Inclusiva.

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Publicado

27-06-2024

Como Citar

Ramalhete Ferraz, R., Carneiro, M. C. C. da C., & Claudia Bendinelli, R. (2024). Metodologias ativas na formação continuada para docentes de licenciaturas na modalidade EaD. Horizontes, 42(1), e023094. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1344