Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Seja bem-vindo!
Atual
Edições Anteriores
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 42 n. 1 (2024): Publicação contínua
v. 42 n. 1 (2024): Publicação contínua
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1
Publicado:
29-03-2024
Artigos
Representações sociais de Ciência por professores de Ciências da Natureza de um colégio da rede federal de ensino
reflexões sobre a formação docente e a prática profissional na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1852
Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
e023150
PDF
A hermenêutica do si-mesmo na efetivação da linguagem docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1633
Amarildo Luiz Trevisan, Ercília Maria de Moura Garcia Luiz
e023114
PDF
Formação profissional de mulheres da área da Construção Civil do estado de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1677
Ângela Fátima da Rocha, Sueli Correa Lemes Valezi, Ernany Paranaguá da Silva
e023060
PDF
A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC
um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1699
Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli
e023061
PDF
Olhar a arte por uma tela
os efeitos da pandemia do vírus Sars-CoV-2 nas práticas artísticas do Sesc Lajeado, RS
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1374
Bruna Zanini Fiorin, Angelica Vier Munhoz
e023062
PDF
Indicadores de qualidade da educação superior no contexto da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1631
Atair Silva de Sousa, Wanderley dos Santos Roberto
e023063
PDF
História imediata e participante da formação de professores na cidade de São Paulo (2001-2004)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1577
Lucilene Schunck Costa Pisaneschi , Carlos Bauer
e023070
PDF
Narrativas como possibilidades de desvelamento do impacto da modernidade/colonialidade sobre a docência a partir de uma experiência autoformativa
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1632
Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch
e023072
PDF
A dança na interdisciplinaridade com a literatura e as artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1509
Isleide Steil
e023073
PDF
Direito à educação em escola pública:
acesso, permanência e qualidade em uma crise político-sanitária
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1611
Janaina da Cunha Silva, Jaciara de Sá Carvalho
e023089
PDF
Os percursos sociais e escolares de estudantes de cursos técnicos da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1679
Itamar de Oliveira Corrêa Filho, Jairo Antonio da Paixão
e023090
PDF
Por uma dada história da extensão universitária brasileira
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1628
Thiago Alexandre Hayakawa, Luzia Bueno, Maria de Fátima Guimarães
e023093
PDF
Metodologias ativas na formação continuada para docentes de licenciaturas na modalidade EaD
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1344
Rafaela Ramalhete Ferraz, Maria Carolina Cascino da Cunha Carneiro, Rosanna Claudia Bendinelli
e023094
PDF
Práticas higiênicas na concepção do projeto formador da Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa (1922-1931)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1504
Pedro de Oliveira Milagres, Anderson da Cunha Baia
e023095
PDF
A constituição da identidade da rede de Educação Infantil do município de Panambi/RS em diálogo com a Educação da Infância de Reggio Emilia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1496
Adriane Graeff, Arnaldo Nogaro
e023096
PDF
Família, pátria e desenvolvimento:
a formação do cidadão virtuoso no livro didático Meu Livro de Brasil da disciplina Educação Moral e Cívica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1630
Francisco das Chagas Silva Souza, Francisco Vieira da Silva, Francisca Geise Varela Costa
e023097
PDF
Pedagogia da não-violência de gênero na escola:
uma perspectiva pós-crítica do currículo?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1795
Adriana da Silva Dias, Sirlene Mota Pinheiro da Silva
e023098
PDF
As redes de sociabilidade e a escrita feminina no Brasil do século XIX e XX:
uma breve análise de produções (2010-2022)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1681
Welingthon dos Santos Silva, Kelly Lislie Julio
e023099
PDF
Juventudes, diversidade e educação profissional e tecnológica:
categorias que se aproximam?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1666
Jorge Luiz dos Santos de Souza, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira
e023100
PDF
A escola como lugar de redenção:
pistas de devir-criança do brincar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1669
Adilson Cristiano Habowski, Cleber Gibbon Ratto
e023101
PDF
Crianças, corporeidade e movimento:
o pulsar da infância
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1743
Paula Miño Oliveira da Fonseca, Ângela Adriane Schmidt Bersch
e023103
PDF
O que pretende a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1682
Patrick da Silveira Gonçalves, Cristina Marin Ribeiro Gonçalves
e023105
PDF
Da Educação Física à Holomotricidade -
proposta epistemológica com base no pensamento participativo de David J. Bohm
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1732
Maurício Teodoro de Souza, Luiz Sanches Neto
e023106
PDF
Olhos de lince:
o inspetor escolar e a observância da instrução primária em Oliveira, MG (1907)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1758
Luan Manoel Thomé, Rosana Areal de Carvalho
e023104
PDF
Pesquisas sobre reforma educacional no Brasil:
contribuições teórico-metodológicas a partir de teses de doutorado em Educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1755
Roberta Freire Bastos, Eliza Bartolozzi Ferreira
e023107
PDF
Famílias de crianças autistas questionam o Atendimento Educacional Especializado
contribuição da pesquisa etnográfica para um debate (in)tenso
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1787
Marcos Cezar de Freitas
e023108
PDF
A experiência como possibilidade para a ecologia da ação na perspectiva de(s)colonizadora
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1793
Antonio Oliveira Dju, Darcisio Natal Muraro
e023109
PDF
Historiografia da Educação Profissional no Brasil e sua relação com a presença das mulheres no mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1584
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Stenio de Brito Fernandes, Ady Canário de Souza Estevão
e023110
PDF
Superação e desigualdade
representações sociais construídas por professores para o aluno de escola pública de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1763
Lucivania Barbosa Evangelista, Laêda Bezerra Machado
e023111
PDF
A relação entre educação e as TIC na concepção dos assessores pedagógicos do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1685
Valentina Justina Oliveira Tobias da Silva, Ana Valéria de Figueiredo da Costa
e023112
PDF
Planejamento coletivo das Feiras das Ciências na perspectiva interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1725
Tauana Pacheco Mesquita, Rafaele Rodrigues de Araujo
e023113
PDF
Educación emprendedora como posibilidad de emancipación y reducción de desigualdades
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1833
Frank Jose Gutierrez Sivira, Daniel Novaes
e023119
PDF (Español (España))
Decisões didáticas de uma professora no planejamento do uso do jogo Real Code Breaker em aulas sobre Análise Combinatória
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1868
Magda Beatriz de Lima Almeida, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
e023120
PDF
Os conhecimentos docentes relacionados à Combinatória em um processo formativo com professoras de quarto e/ou quinto ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1769
Diana França Costa da Silva, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos
e023121
PDF
Expectativas dos professores diante da aprendizagem dos alunos com deficiência
significações e atuações
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1678
Francélio Ângelo de Oliveira, Adriana Leite Limaverde Gomes
e023122
PDF
Concepções e práticas da autoavaliação na Educação Profissional e Tecnológica:
o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Ifam (2012/2023)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1697
Paulo de Oliveira Nascimento
e023123
PDF
Educar o trabalhador ou educar para o não trabalho?
O deslocamento da formação técnico-científica para as habilidades socioemocionais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1803
Debora Cristine Trindade, Paulino José Orso
e023124
PDF
Reforma do Ensino Médio, BNCC, BNC-Formação e as alterações promovidas na formação e no trabalho docente
The market as a guide for formation: from basic education to teaching work
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1875
Ingrid David dos Santos, Eliane Cleide da Silva Czernisz, Silvia Alves dos Santos
e023130
PDF
Um estudo de caso sobre as explorações do ChatGPT no desenvolvimento do letramento probabilístico
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1668
Cassio Cristiano Giordano, Marco Aurélio Kistemann Junior, Fabiano dos Santos Souza
e023132
PDF
Educação superior e desigualdade educacional no Brasil
herança elitista em contexto de expansão do acesso
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1688
Julio Bertolin, Cristina Fioreze, Fábio Roberto Barão
e023133
PDF
O novo Ensino Médio de 2017 no contexto de valorização do capital
o controle dos corpos e das mentes dos trabalhadores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1782
Geisa Ferreira dos Santos
e023134
PDF
A música e a saúde vocal na/para a formação continuada de professores/as num Pequeno Grupo de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1789
Joice Menezes Lupinetti, Adriana Marques de Oliveira
e023135
PDF
O desempenho dos licenciandos em Biologia, Física, Química e Matemática em itens sobre desigualdade social no Enade 2021, após início da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1770
Ivy judensnaider, Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Dirceu da Silva
e023136
PDF
Educação Popular a partir dos óculos da classe trabalhadora:
a educação dos de baixo – e com eles – na perspectiva do educador popular Alder Júlio Ferreira Calado
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1839
Alexandre Soares de Sousa, Severino Bezerra da Silva
e023137
PDF
O singular e o plural na federalização da Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1873
Gislaine Marli da Rosa Kalinowski, Armindo Quillici Neto
e023138
PDF
Crônica como dispositivo dialógico-mediacional em processos de formação profissional e pesquisa-intervenção
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1534
Gleicimar Gonçalves Cunha, Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
e023139
PDF
Estereótipos sobre a docência em conteúdos humorísticos
relações com a colonialidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1858
Lucenir da Silva Frazão, Luciana Passos Sá
e023151
PDF
Ensaio
O intolerável sobre os corpos nos espaços de desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1730
Daniele Abreu Migon; Rosa Malena de Araújo Carvalho
e023064
PDF
Relato de Experiência
A inserção curricular da extensão:
experiência no ensino superior em saúde
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1766
Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Isabella Araújo Alves de Lima
e023085
PDF
Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas
Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1866
Luana Ferrarotto, Marta Fernandes Garcia, Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Manuela Terrasêca
e023092
PDF
Políticas de avaliação (externa) da educação não superior no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1703
Vanessa Rosana Peluchen Camargo, Marilda Pasqual Schneider
e023065
PDF
Os fundamentos da política de accountability no Programa AlfaMais para a alfabetização em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1708
Flávia Martins Vieira, Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, Lúcia Maria de Assis
e023066
PDF
Os magos da educação para a América Latina e Caribe:
os professores nas orientações dos Organismos Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1721
Giselle Cristina Martins Real, Jullie Cristhie Conceição
e023067
PDF
Apropriação dos resultados das avaliações da aprendizagem para fins de reorientação da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1740
Valderlice Rosa de Souza, Regilson Maciel Borges
e023068
PDF
Construção de uma avaliação de viés formativo:
a experiência do Educandário Humberto de Campos em análise
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1745
Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Luana Costa Almeida
e023069
PDF
Exame Nacional do Ensino Médio em questão
referência de autoavaliação ou procedimento de avaliação do sujeito?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1710
Bruna Betamin de Souza, Doris Maria Luzzardi Fiss
e023071
PDF
PDF (English)
Avaliação institucional participativa na educação infantil:
processos formativos docentes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1723
Cristiane Amancio, Virgínia Louzada
e023074
PDF
Usos (e abusos) da performatividade:
por um gestor escolar anti-herói
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1718
Sanny Silva da Rosa, Marco Wandercil da Silva , Alessandra Cristina Matheus de Paiva Pereira
e023075
PDF
Um estudo da aplicação de uma prova-escrita-em-fases de matemática no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1724
Gabriel dos Santos e Silva, Jessica Aparecida Borssoi Zanquim
e023076
PDF
A avaliação na visão de futuros professores
elementos que dificultam a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1726
Paulo Sérgio Garcia, Carlos Alexandre Felício Brito
e023077
PDF
Avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas de acordo com as diretrizes federais e estaduais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1747
André Henrique Schneeberger, Dilva Bertoldi Benvenutti
e023078
PDF
A avaliação da aprendizagem em matemática no olhar de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1749
Layla Raquel Barbosa Lino, Rossano André Dal-Farra
e023079
PDF
As políticas educacionais na rede estadual de ensino da Paraíba:
avaliação externa, prestação de contas e responsabilização educacional (2011-2018)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1753
Jonas da Silva Rodrigues; Andréia Ferreira da Silva
e023080
PDF
Alinhamento e controle:
as recomendações da OCDE ao Saeb
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1796
Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Luana Ferrarotto
e023081
PDF
Avaliação em larga escala e qualidade da educação
uma análise das ações planejadas por municípios do oeste catarinense
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1750
Ricardo Hack, Camila Regina Rostirola
e023082
PDF
New tests, same old problems:
how high-stakes standardized tests have always reproduced inequity
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1811
Wayne Au
e023083
PDF (English)
Avaliação das competências socioemocionais:
expansão do setor privado na educação paulista?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1742
Regiane Helena Bertagna, Julia Costa Faria, Gabrielly Luiza Isabela Murari
e023085
PDF
Grau de dificuldade de itens em um teste para 9º ano do ensino fundamental
o caso de uma avaliação externa municipal
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1738
Carlos Henrique Delmiro, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto
e023084
PDF
Transformar las prácticas evaluativas en el aula:
hacia una descentralización evaluativa para la participación de estudiantes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1812
David Herrera Araya
e023086
PDF
Análise da resolução de problemas nos itens de Ciências da Natureza do Enem e suas implicações para a Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1751
Alexandre da Silva Ferry
e023087
PDF
Monitoramento e avaliação da política de educação infantil:
relevância e conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1746
Maria Luiza Rodrigues Flores, Sandra Zákia Sousa
e023088
PDF
Principios de procedimiento subyacentes a la conceptualización de la evaluación transformativa/formativa venezolana
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1853
Eva Pasek de Pinto
e023091
PDF
Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
editorial
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1953
Rodrigo Sarruge Molina, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Lucas André Teixeira
e023149
PDF
A reforma empresarial da educação, os currículos escolares e o ensino de Ciências Humanas:
apontamentos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1824
Marcos Roberto Lima, José Claudinei Lombardi
e023147
PDF
Ensino de sociologia e relativismo epistêmico
fissuras conceituais e concepção de ser humano que favorecem os interesses dos reformadores da educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1840
Camila Gaido Grizzo, João Pedro Nardy, Lucas André Teixeira
PDF
As reformas estruturais do capitalismo na educação escolar e as disputas em torno do projeto de Ensino Médio
a lei n˚ 13.415/2017 em debate
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1804
Deribaldo dos Santos, Layslândia de Souza Santos, Jefferson Nogueira Lopes
e023117
PDF
O “Novo” Ensino Médio como parte das reformas empresariais na educação brasileira
da tragédia anunciada ao desastre consolidado
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1820
Robson Machado, Régis Henrique dos Reis Silva
e023145
PDF
A Base Nacional Comum Curricular, seus impactos sobre o ensino das Ciências Humanas e o contexto de sua produção
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1837
Alessandra Tatiane Galvão Chiaretti, Shirley Cristiane Cintra, Jose Luis Derisso
e023142
PDF
O Programa Inova Educação paulista e a nova base comum curricular:
entidades empresariais e neoliberalismo nas escolas (2017 a 2022)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1807
Rodrigo Sarruge Molina, Silvia Miguel de Paula Peres
e023118
PDF
Pedagogia histórico-crítica e Educação Infantil do Campo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1815
Deise Soraia Marta de Souza Galvão, Karina de Oliveira Santos Cordeiro
e023125
PDF
Apontamentos sobre a proposta formativa do “Movimento pela Base” para os professores de Educação Infantil:
uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1836
Gizeli Beatriz Camilo Volpin, Francisco José Carvalho Mazzeu
e023126
PDF
O conceito de consciência e o ensino de História
um debate sobre a partir da Pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1827
Luiz Otávio Correa
e023128
PDF
História e alfabetização:
articulações possíveis a partir das contribuições de professores dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1828
Ligia Aparecida Ramos, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Flávio Massami Martins Ruckstadter
e023140
PDF
Educação delivery
diretrizes internacionais para a educação básica na conjuntura pandêmica ampliam a mercantilização da educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1813
Camila Azevedo Souza, Vania Cardoso da Motta
e023127
PDF
Ciências Humanas e Sociais no Novo Ensino Médio na rota do ultraliberalismo e do neoconservadorismo
a particularidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1838
Carlos Soares Barbosa, Leonardo Kaplan, José Carlos Lima de Souza
e023129
PDF
A educação a distância no Novo Ensino Médio
a mercantilização da educação da juventude pobre
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1800
Gedeli Ferrazzo, Mara Regina Martins Jacomeli
e023144
PDF
Pedagogia Histórico-Crítica:
contextualização histórica, fundamentos epistemológico e metodológico
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1819
Leon de Assis Silva, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
e023146
PDF
Esvaziamento do conhecimento objetivo e formação escolar para a empregabilidade
uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1823
Matheus Bernardo Silva, Alysson Fernandes dos Santos
e023131
PDF
Os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
a materialização da miséria intelectual imposta pelo “novo” Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1825
Pedro Otávio Carvalho Fernandes, Olavo Pereira Soares
e023143
PDF
Reforma do ensino médio, BNCC e o ensino de arte
reflexões à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1829
Carla Chakirian Barretto Coelho, Jeferson Anibal Gonzalez
e023148
PDF
Quando boas intenções se convertem em precarização
armadilhas na criação de uma Universidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1841
Leonardo Pereira da Costa, Igor Guevara
e023141
PDF
La recepción pedagógica de Antonio Gramsci entre Italia y América Latina (1968-1991)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1809
Sebastián Gómez
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave