Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1346

Resumo

O estudo objetiva compreender como ocorreu o ensino de Educação Física em Escolas Normais brasileiras entre 1945 e 1964 e os panoramas das produções, das temáticas e das principais abordagens teórico-metodológicas de investigações científicas que tratam do período. Foram consultados os anos de 2014 a 2019 nos bancos de dados da BDTD, da Capes e as principais associações da área da educação. A metodologia foi abalizada em Gil e dividida em 3 etapas de leitura: exploratória, seletiva e interpretativa. Os indícios apontam que o ensino de Educação Física era delimitado pelas ginásticas ‒ por suas características biológicas e científicas -, que usavam movimentos suaves, predominantes ao longo da década de 1940. Contudo, os esportes ganham maior espaço nas aulas ao longo dos anos 1950.

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Biografia do Autor

Cristian Giacomoni, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), bolsista CAPES/PROSUC. Mestre em Educação (UCS) e Bacharel em Educação Física (UCS).

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS. Professor e pesquisador da Área de Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

Giacomoni, C., & Souza, J. E. de. (2023). Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas Escolas Normais: uma pesquisa denominada “Estado do Conhecimento”. Horizontes, 41(1), e023006. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1346