Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1356

Resumo

Este estudo apresenta como objetivo refletir sobre a possibilidade da imbricação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física. Para tal, utiliza-se de um conjunto de reflexões produzidas no campo da Educação Física sobre ensino e pesquisa e das perspectivas de educação, ensino e formação de Paulo Freire e Theodor Adorno. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico. Quanto às considerações sobre a reflexão empreendida, aponta-se que a formação do professor/pesquisador que se porta como um cientista e um intelectual orgânico é um elemento fundamental para o enfrentamento das coerções externas que paulatinamente vêm fragmentando e deteriorando a atividade de pesquisa.

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Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, UFPA-BELÉM

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), atuando na coordenação da linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade. Atua como Revisor dos periódicos - Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS), Educación Física y Deporte (EFYD), Olhares & Trilhas (UFU), Conexões (UNICAMP) e Debates em Educação (UFAL). Tem experiência, estudos e pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas e Teorias Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará - PPGED

possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990) e Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais.. Gestão social. 

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

Furtado, R. S., & Borges, C. N. F. (2023). Perspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física. Horizontes, 41(1), e023007. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1356