Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1357

Resumo

Este artigo elabora uma reflexão crítica a respeito da articulação da educação ambiental (EA) e do ecofeminismo, ambos de vertente crítica. Para isso, analisa o conceito e as perspectivas da EA e do ecofeminismo, incorporando ao debate a Teoria da Reprodução Social. O objetivo do texto é demonstrar que esta articulação teórica produz uma potente lente epistemológica, a qual permite perceber as opressões que as mulheres enfrentam na sociedade capitalista e patriarcal. Por fim, compreende-se ser urgente que a EA crítica incorpore as perspectivas de gênero e classe em suas análises e considera-se que o ecofeminismo crítico pode contribuir para a construção de uma EA crítica, popular e feminista.

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Biografia do Autor

André Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (1989), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2001), graduação em bacharelado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2016), especialização em Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1994), especialização em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (1995), especialização em Sociopsicodrama pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (2019), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2012), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. Tem experiência nas áreas de: Ciência da Computação e Filosofia da Educação. Ênfase em Engenharia de Software, Banco de Dados, Formação Docente e Filosofia e História da Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: banco de dados, linguagens de programação, educação a distância, tecnologias da informação e comunicação, filosofia da educação e formação de professores. Atualmente, é avaliador do SINAES/Inep e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA, bem como, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - PPGEC, ambos na FURG.

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Publicado

13-09-2022

Como Citar

Silva, L. L. T. da, & Freitas, A. L. C. de. (2022). Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista. Horizontes, 40(1), e022037. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1357