Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1365

Resumo

O texto analisa concepções de docentes de creches sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com nove professoras de duas escolas municipais de Porto Velho, Rondônia, que foram ouvidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados à luz do referencial histórico-cultural, indicam que essas docentes concebem a Educação Infantil como base da escolarização e da preparação para o Ensino Fundamental, contudo, o processo de escolarização não é visto como promotor de aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento. Conclui-se que são necessários investimentos na formação inicial e continuada de professores, com referenciais teóricos que forneçam subsídios para a atuação intencional e sistemática na atividade pedagógica. 

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Biografia do Autor

Thabata Milane Santos Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia

UFR

Marli L´úcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

UFR

Patrícia Ferreira Miranda, Universidade Federal de Rondônia

UFR

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Publicado

14-03-2023

Como Citar

Rodrigues, T. M. S. ., Zibetti, M. L. T., & Miranda, P. F. (2023). Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches. Horizontes, 41(1), e023004. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1365