As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1370

Resumo

Neste trabalho estudaram-se os limites e as possibilidades da efetivação do Programa Incluir e a incorporação de uma cultura que favoreça os alicerces de educação cidadã para todos. Adotou-se abordagem de natureza qualitativa como opção teórico-metodológica e, de forma particular, o estudo de caso, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Os dados foram processados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin, que objetiva a inferência de conhecimentos pertinentes às suas condições de produção e recepção. Constatou-se que a inclusão das pessoas com deficiência na educação superior brasileira, em especial no locus da pesquisa, acontece ainda, apesar de alguns avanços, de forma limitada e insuficiente diante da ideia mais ampla de formação realmente inclusiva e cidadã.

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Biografia do Autor

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, UFAL

Pós Doutora, Doutora e Mestra em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia e Filosofia. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Campus Arapiraca-SEDE e no PPGE-CEDU, integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional – GAE, relatora da Comissão de Ética e Pesquisa da UFAL e Editora Adjunta da Revista Debates em Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0443-7245.

José Weeller da Silva, UFAL

Estudante do 5º Período de Pedagogia na UFAL, Campus Arapiraca-SEDE. Bolsista PIBIC-CNPq, integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional - GAE. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7875-5903.

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

Palmeira, L. L. de L. ., Cordeiro, C. P. B. S., & Silva, J. W. da. (2022). As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede. Horizontes, 40(1), e022074. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1370