As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1370Resumo
Neste trabalho estudaram-se os limites e as possibilidades da efetivação do Programa Incluir e a incorporação de uma cultura que favoreça os alicerces de educação cidadã para todos. Adotou-se abordagem de natureza qualitativa como opção teórico-metodológica e, de forma particular, o estudo de caso, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Os dados foram processados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin, que objetiva a inferência de conhecimentos pertinentes às suas condições de produção e recepção. Constatou-se que a inclusão das pessoas com deficiência na educação superior brasileira, em especial no locus da pesquisa, acontece ainda, apesar de alguns avanços, de forma limitada e insuficiente diante da ideia mais ampla de formação realmente inclusiva e cidadã.
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