A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1408

Resumo

A educação é um campo em construção, passando por diversas mudanças, as quais podem ser observadas no cenário das políticas educacionais brasileiras. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a atuação dos Conselhos Escolares para a prática da gestão democrática. A metodologia utilizada esteve pautada em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturas com conselheiros escolares de três escolas públicas do município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Os resultados apontaram que a gestão democrática é um princípio que necessita de participação, de autonomia e de descentralização na escola, a partir da presença dos diferentes segmentos, garantindo-lhes poder de reflexão, de debates e de decisão.

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Biografia do Autor

Mayara Ferreira Alves, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/CNPq). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1289-4518

 

Lívia Couto Guedes, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0404-7992

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/CNPq). ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5490-6690

 

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Publicado

13-02-2023

Como Citar

Alves, M. F., Guedes, L. C., & da Silva, G. (2023). A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática. Horizontes, 41(1), e023003. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1408