As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1418Resumo
O presente trabalho traz as experiências do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, adaptado durante o período da pandemia de covid-19 ao formato remoto, o que trouxe diversos desafios, mas também possibilidades, especialmente para docentes e estudantes com deficiência. O relato apresenta os diversos apoios oferecidos pela instituição neste contexto e descreve as estratégias e recursos adotados e seus desdobramentos nos anos de 2020 e 2021 para os diferentes tipos de deficiência, considerando as especificidades de cada indivíduo. Foram abordadas especialmente as estratégias pedagógicas pensadas para as pessoas surdas e as com baixa visão, que foram os casos que apresentaram maior necessidade de assegurar acessibilidade nas turmas.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. 2. ed. rev. São Paulo: Paz e Terra, 2020. 208 p.
AGRA, M.; COSTA, V. A. Políticas de educação inclusiva e práxis pedagógica na escola pública: experiências no Brasil. Revista Lusófona de Estudos Culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies, v.8, n.2, p.21-39, 2021. DOI: https://doi.org/10.21814/rlec.3484.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 11 fev. 2021.
CHARLTON, J. I. Nothing about us without us: disability opression and empowerment. Oakland: University of California Press, 2000.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Missão, visão e valores. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, [201-]. Disponível em: http://ensp.fiocruz.br/apresentacao/missao-visao-e-valores. Acesso em: 18 fev. 2022.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Portaria da Presidência nº 491-PR, de 20 de setembro de 2021. Regulamenta as ações afirmativas na Fiocruz relativas aos cursos de pós-graduação Stricto sensu, Especialização-Lato sensu e Residências em saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021. Disponível em: https://
campusvirtual.fiocruz.br/portal/sites/default/files/SEI_FIOCRUZ_Portaria_
presidencia_491_2021_21set21.pdf. Acesso em: 11 fev. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO
TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 08 mar. 2021.
SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, p.10-16, mar./abr. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tatiane Rezende Nunes de Souza, Marcos Besserman Vianna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.