Reorganização da prática pedagógica do Caesp Professora Ivone no período de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1420Resumo
O presente relato de experiência aborda a reorganização pedagógica do Caesp Professora Ivone – Apae de Pinhalzinho, SC durante o período de pandemia da Covid-19. O uso das tecnologias modificou a forma tradicional de ensinar, fez com que os professores reinventassem e ressignificassem a sua prática pedagógica, com o objetivo de assegurar o direito dos alunos à aprendizagem nesse período de isolamento. O texto resulta de relatos dos envolvidos no processo, dados da instituição e amparo teórico, com o intuito de evidenciar a experiência de uma instituição do oeste de Santa Catarina. Os resultados mostram que os objetivos foram alcançados com êxito para que essa nova reorganização da prática acontecesse. Esse processo envolveu professores, gestores, famílias e pessoas com deficiência.
Downloads
Referências
BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Revista do Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e323917, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo Acesso em: 26 dez. 2022.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 18 jan. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei n.o 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 18 de jan. 2022.
PIECZKOWSKI, T. M. Z. Mediação pedagógica na relação com universitários com deficiência. Educação, Santa Maria, v. 44, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao Acesso em: 21 jan. 2022.
SANTA CATARINA. Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Diretrizes dos centros de atendimento educacional especializados em educação especial. São José: FCEE, 2020. E-book.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta curricular de
Santa Catarina (Formação docente para Educação Infantil e séries iniciais). Florianópolis: Cogen, 1998a.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta
Curricular de Santa Catarina (Temas multidisciplinares). Florianópolis: Cogen, 1998b.
SILVA, K. F. W. da; BINS, K. L. G.; ROZEK, M. A educação especial e a Covid-19: aprendizagens em tempos de isolamento social. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 124-136, 2020. Número temático.
VEIGA-NETO, A. Mais uma lição: sindemia covídica e educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109337, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109337
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Simone Spier Juwer, Gessi Ines Rachor Lubenow
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.