Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1440

Resumo

A pesquisa objetivou identificar as ações institucionais e o impacto do ensino remoto na formação de acadêmicos do Ensino Superior com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de natureza descritiva-analítica, em que os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico e entrevista online com estudantes da graduação de uma universidade pública paulista. A análise de dados deu-se pelas respostas dos formulários e pelos núcleos de significação construídos dos relatos obtidos com as entrevistas. Observaram-se poucas ações desenvolvidas para atender as necessidades específicas dos estudantes com deficiência; fragilidades no acompanhamento do ensino remoto; poucas ações inclusivas; dificuldades na concentração e na socialização. 

 

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Biografia do Autor

Lucia Pereira Leite, Unesp

Livre-docente em Psicologia da Educação. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. UNESP - Brasil

Drielle Sauer Paparella, UNESP

Psicóloga, especialista em Deficiência Intelectual e Humanização na Saúde. Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem  - UNESP - Bauru - SP

Ariane Vieira de Souza, UNESP

Psicóloga pela Unisagrado. Mestranda no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru - SP. 

   

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Publicado

22-11-2022

Como Citar

Leite, L. P., Paparella, D. S., & Souza, A. V. de . (2022). Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia . Horizontes, 40(1), e022051. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1440

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência