Narrativas de professoras de estudantes com deficiência sobre o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1464

Resumo

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo um fator de impacto determinante no trabalho do professor: o ensino remoto emergencial. Em decorrência disso, estados e municípios passaram a prescrever tarefas pedagógicas que nem sempre condizem com a realidade dos atores escolares. Uma das dificuldades está no acesso aos meios de comunicação, visto que, no Brasil, uma conexão com a internet de boa qualidade é privilégio de poucos. Com base nesse contexto, questiona-se como as interações remotas afetam a participação dos alunos nas tarefas propostas e de que forma os desafios da prática pedagógica possibilitam perspectivas para o futuro. A partir dos questionamentos levantados, o objetivo é investigar o que narram as professoras a respeito do trabalho pedagógico com alunos com deficiência no contexto da pandemia. 

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Biografia do Autor

Laís Cordeiro Rodrigues, Prefeitura Municipal de Piracicaba

Prefeitura Municipal de Piracicaba

Fátima Aparecida Gonçalves Mendes, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

22-11-2022

Como Citar

Rodrigues, L. C. ., Mendes, F. A. G. ., & Novaes, D. (2022). Narrativas de professoras de estudantes com deficiência sobre o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19. Horizontes, 40(1), e022049. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1464

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência