As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.148Palavras-chave:
Profissionalidade docente, Conhecimentos Profissionais, Formação Inicial, Narrativas.Resumo
Esse artigo é um recorte de pesquisa de doutorado e traz como discussão o papel do estágio supervisionado como espaço privilegiado no processo de formação inicial e de constituição da profissionalidade docente de futuras professoras. As contribuições de Montero (2001), Goodson (2008) e Shulman (1987) sobre conhecimentos profissionais e profissionalidade docente, bem como as contribuições de Passegi (2010) sobre o papel das narrativas na formação indicaram que os significados e as conquistas alcançadas durante a participação no estágio fazem parte da compreensão sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. O artigo traz as análises das narrativas de cinco alunas do curso de Pedagogia decorrentes do estágio junto às professoras das séries iniciais nas aulas de matemática. O compartilhamento das narrativas evidenciou o potencial formativo dos estágios associado a sua possibilidade de afetar o processo de constituição da profissionalidade docente dos futuros professores.
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