A constituição da identidade da rede de Educação Infantil do município de Panambi/RS em diálogo com a Educação da Infância de Reggio Emilia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1496

Palavras-chave:

Infância. Rede Municipal. Reggio Emilia.

Resumo

Este estudo qualitativo busca contribuições da abordagem italiana de Reggio Emilia na construção de uma identidade própria da Rede Municipal de Educação Infantil do Município de Panambi, no Noroeste do RS. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação de questionário a profissionais de seis escolas de Educação Infantil. Os resultados apontam que se considera essa fase um momento de forte aprendizagem ou de grandes experiências. Todos os professores participantes se sentem satisfeitos com a formação docente da escola ou da Secretaria de Educação, frisando que ela se deu por palestras, leituras e espaços interativos. Infere-se que a Educação Infantil de Panambi está em transformação, constitui sua identidade em movimento.

Palavras-chave: Infância. Rede Municipal. Reggio Emilia.

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Biografia do Autor

Adriane Graeff, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Mestrado em Educação - PPGEDU URI. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Especialização, Pós-Graduação em Gestão Escolar pelo  Instituto Federal Farroupilha campus Panambi (2016). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Panambi, na função de Coordenadora Pedagógica.

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi Pró-Reitor de Ensino da URI de 2016-2018. Reitor da URI Gestão 2018-2022 e 2023-2026. Professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Câmpus de Frederico Westphalen. Membro do Conselho Editorial das Revistas Educação (UFSM), Perspectiva (URI) , Cataventos (UNICRUZ) e Revista Eletrônica Vivências (URI). 

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

Graeff, A., & Nogaro, A. (2024). A constituição da identidade da rede de Educação Infantil do município de Panambi/RS em diálogo com a Educação da Infância de Reggio Emilia. Horizontes, 42(1), e023096. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1496