Dilemas éticos no ensino remoto emergencial

reflexões necessárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1527

Resumo

Este estudo realizou uma reflexão crítica sobre dilemas éticos que permeiam a educação no Ensino Remoto Emergencial no Brasil. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica na qual se levantou o que foi pesquisado e disseminado sobre o tema. O corpus selecionado reuniu, principalmente, artigos/livros de Hermann, Mainardes, Chauí, Selwyn, Almeida e Valente e Barreto. Partiu-se da ideia de que a pandemia de Covid-19 provocou grande mudança no cenário educacional. As instituições de ensino deslocaram a sala de aula tradicional para o ambiente virtual, introduzindo o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O resultado apontou para a necessidade de mais participação dos atores educacionais nesse ambiente de aprendizagem para que as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais sejam realizadas de maneira ética.

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Biografia do Autor

Sônia Regina Mendes dos Santos , Universidade Estácio de Sá

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais ( 2018 a 2020 / 2021 -2022). É líder do grupo de pesquisa Didática, tecnologias e formação docente, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na USP(2011). É Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985). Atuou como professora do ensino fundamental de 1977até 1994. É professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/ Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas ( de 1995-2017). Atuou como Pró-reitora Comunitária e de Extensão na Universidade Unigranrio ( 2004-2018). Compõe o quadro de avaliadores dos cursos de graduação junto ao INEP. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: tecnologias educacionais e didática, formação de professores, e extensão universitária, tendo publicações nestas áreas. É membro do Fórum de Extensão Universitária das IES particulares ( FOREXP) tendo atuado como presidente de 2016-2020, e reconduzida a presidência em agosto de 2022. Contato:profsmende@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8473-2828

Sergio dos Santos Vieira , Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (2021), Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (1992). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho (1987), Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário da Cidade (2001), Especialista em Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Cândido Mendes (1997) e Especialista em Novas Mídias e Tecnologias na Educação pela Universidade Veiga de Almeida (2019). Professor Universitário há 25 anos.

Maria Regina Menezes Alves , Universidade Estácio de Sá

Doutoranda em Educação, Mestre em Avaliação, Especialista em Auditoria Contábil , Especialização em Docência Superior, Bacharel em Ciências Contábeis, Licenciatura em Técnicas de Comércio e Serviços. Atuando no magistério há 22 anos sendo : no ensino médio Técnico 11 anos e no ensino superior 22 anos. Atualmente coordenadora do curso de Ciências Contábeis - EaD da Faculdade Batista do Rio de Janeiro - FABAT. Coordenadora e professora do Curso de Ciências Contábeis - Presencial e EAD da Universidade Veiga de Almeida- UVA no período de 2014 a 2020. Coordenadora adjunta e professora do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) no período de 2008 a 2010 e Coordenadora Geral no período de 2013 a 2014. Professora do curso de ciências contábeis da UNISUAM no período de 2011 a 2019. Professora do curso de ciências contábeis Faculdade Bhétencourt da Silva no período de 1999 a 2012. Experiência na área de Divulgação Científica, Administrativa com ênfase em Ciências Contábeis , atuando principalmente nos seguintes temas: Custos, empreendedorismo, gestão , finanças , educação e ambiental. Avaliadora de curso In Loco INEP/MEC . Atuando na área Contábil há 34 anos. O começo da carreira deu início em 1982 no Banco Nacional S/A no departamento de Contabilidade atuando nas áreas tributária , fiscal, auditoria e controladoria. Contadora do Unibanco S/A e analista fiscal do Banco Morada - Morada Informática S/A.

 

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Publicado

30-11-2023

Como Citar

Mendes dos Santos, S. R., Dos Santos Vieira, S., & Menezes Alves, M. R. (2023). Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias. Horizontes, 41(1), e023036. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1527

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica