Memórias da escolarização em professoras do Piauí nas décadas de 1960 e 1970

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1538

Resumo

Foram recuperadas, mediante as memórias das alfabetizadoras, suas trajetórias de escolarização nas décadas de 1960 e 1970 para detectar a influência dessas etapas em sua formação docente e averiguar a importância da memória subjetiva quando se trata de elucidar a formação de professores. Fundamentou-se a pesquisa nas concepções de autores como Matêncio, Bergson, Portelli, Halbwachs, entre outros. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa, e realizou-se análise das histórias narradas de modo autônomo pelas colaboradoras. Constatou-se a influência familiar e dos laços afetivos estabelecidos com o mundo escolar, o que corrobora a complexidade da formação docente e o imprescindível papel da memória para apreender a profundidade desse processo.

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Biografia do Autor

Rosangela Pereira de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestre em Educação da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduada em Licenciatura em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente é Professora Adjunta III DE da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí - UESPI/NEAD/UAB. Membro do Núcleo de Pesquisa em Memória e Acervo - NEMA. Coordenou o Curso de Lic. Plena em Letras/Português nos biênios 2010-1012 e 2015-2017. Coordenou em 2011 o Curso de Esp. em Estudos Literários da Universidade Estadual do Piauí-Campus Clóvis Moura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura, Escrita e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura- produção de texto, leitura e alfabetização/letramento, formação de professores, práticas de leitura, práticas e ensino, leitura literária, ensino e práticas, história e memória da formação docente e ensino em EAD. Autora do livro Práticas pedagógicas de leitura e escrita: um novo olhar sobre a formação de leitores, publicado em 2009 e organizadora do livro A Educação no Tear da História: memória, formação e práticas educativas, pulicado em 2016.

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Publicado

29-07-2023

Como Citar

Sousa, R. P. de . (2023). Memórias da escolarização em professoras do Piauí nas décadas de 1960 e 1970. Horizontes, 41(1), e023019. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1538

Edição

Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo