Narrativas docentes de si em cartas virtuais: sentimentos e sensações de professoras alfabetizadoras em tempos de pandemia

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1541

Resumo

Este artigo objetivou analisar os sentimentos e as sensações de alfabetizadoras narrados em cartas virtuais produzidas a partir de suas experiências pessoais, formativas e profissionais durante o ensino remoto. A pesquisa consistiu em um estudo documental de 68 cartas escritas por professores em um curso de educação continuada no ano de 2020. Os resultados evidenciam narrativas permeadas por sentimentos de solidão, tristeza, medo e sensação de incapacidade, os quais foram identificados na interface das relações estabelecidas consigo, com os outros e com as verdades e abordam preocupações relativas ao processo de alfabetização e à experiência docente em tempos pandêmicos. Ao mesmo tempo, referem a importância do compartilhamento na produção de sensações de segurança, motivação e inspiração.

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Biografia do Autor

Patrícia Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/PE, Mestre em Educação em Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/RN. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS, atuando nos cursos Licenciatura em Ciências Exatas (Habilitação em Matemática, Química ou Física), Pedagogia EAD e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE/FURG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Pedagogias e Sociedade (GEEPES) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Ciências Exatas (LEACE). Seus artigos e demais publicações têm problematizado as relações entre a sociedade, a educação, as pedagogias e a produção de sujeitos, sob inspiração dos Estudos Culturais e dos Estudos Foucaultianos.

Caroline Braga Michel, FURG

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURG) e é Editora Chefe da Revista Momento- Diálogos em Educação vinculada ao PPGED/FURG. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Especialização em Educação Física Escolar e graduação em Pedagogia Hab. Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande. É integrante do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/FaE/UFPel), do Grupo de Estudos e Pesquisas em alfabetização e Letramento (GEALI/FURG) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Pedagogias e Sociedade (GEEPES/FURG). 

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

Ignácio, P., & Michel, C. B. (2023). Narrativas docentes de si em cartas virtuais: sentimentos e sensações de professoras alfabetizadoras em tempos de pandemia. Horizontes, 41(1), e023018. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1541

Edição

Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo