As múltiplas facetas do currículo escolar permeado pela reflexividade narrativa na formação de professores(as)

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1542

Resumo

O texto foi produzido como uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação e mostra a importância de evocar a experiência do sujeito-autor na construção de conhecimentos e no aprimoramento da formação docente pela narração. Os dispositivos metodológicos utilizados foram: escritas narrativas, itinerários de leitura e diário de pesquisa. O objetivo é compreender os processos formativos da docência trilhados no contexto da produção dos itinerários de leitura mediatizados pela escrita narrativa (auto)biográfica. A pesquisa mostrou que a reflexividade narrativa na formação doutoral revelou um conjunto de possibilidades potenciais de formação, transformação e aprendizagens que modificam o sujeito na construção de conhecimentos de si e da vida. 

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Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

Morais, J. de S. (2023). As múltiplas facetas do currículo escolar permeado pela reflexividade narrativa na formação de professores(as). Horizontes, 41(1), e023023. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1542

Edição

Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo