Narrativas (auto)biográficas de uma professora da Educação Básica: contribuições do drama para o desenvolvimento docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1547Resumo
Este artigo apresenta resultado de pesquisa de Doutorado e tem como tema a formação docente. Tomamos como eixo reflexivo oito narrativas, tecidas durante a atuação da professora-pesquisadora em uma escola pública municipal. A pesquisa narrativa (auto)biográfica foi condutora de toda a investigação e utilizada como fonte de dados, como recurso literário e como modo de produção de conhecimento. O caminho metodológico foi marcado pela escrita das próprias experiências vividas, sobre as quais nos debruçamos na tentativa de localizar, nas palavras da professora, os eventos que se anunciam como dramáticos. Buscamos, ainda, os sinais e os indícios de aprendizado diante desses eventos, de modo a relacionar tais vivências ao possível desenvolvimento da personalidade consciente da professora. Assim, ancoramo-nos na teoria histórico-cultural e na noção do drama vigotskiano, que teve lugar central na produção e na compreensão das narrativas. O paradigma indiciário, desenvolvido por Carlo Ginzburg, contribuiu para a organização do material empírico a fim de buscarmos os sinais e os indícios que se revelaram nas narrativas. Dentre os achados da pesquisa, destacamos a compreensão de que o drama é direcionador do desenvolvimento e que a professora, ao narrar o que vive, expressa as tensões do cotidiano e de suas condições sociais e culturais em busca de superação, adaptação e possibilidades outras em seu permanente processo de formação.
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