Narrativas (auto)biográficas de uma professora da Educação Básica: contribuições do drama para o desenvolvimento docente

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1547

Resumo

Este artigo apresenta resultado de pesquisa de Doutorado e tem como tema a formação docente. Tomamos como eixo reflexivo oito narrativas, tecidas durante a atuação da professora-pesquisadora em uma escola pública municipal. A pesquisa narrativa (auto)biográfica foi condutora de toda a investigação e utilizada como fonte de dados, como recurso literário e como modo de produção de conhecimento. O caminho metodológico foi marcado pela escrita das próprias experiências vividas, sobre as quais nos debruçamos na tentativa de localizar, nas palavras da professora, os eventos que se anunciam como dramáticos. Buscamos, ainda, os sinais e os indícios de aprendizado diante desses eventos, de modo a relacionar tais vivências ao possível desenvolvimento da personalidade consciente da professora. Assim, ancoramo-nos na teoria histórico-cultural e na noção do drama vigotskiano, que teve lugar central na produção e na compreensão das narrativas. O paradigma indiciário, desenvolvido por Carlo Ginzburg, contribuiu para a organização do material empírico a fim de buscarmos os sinais e os indícios que se revelaram nas narrativas. Dentre os achados da pesquisa, destacamos a compreensão de que o drama é direcionador do desenvolvimento e que a professora, ao narrar o que vive, expressa as tensões do cotidiano e de suas condições sociais e culturais em busca de superação, adaptação e possibilidades outras em seu permanente processo de formação.

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Biografia do Autor

Elaine da Silveira Ribeiro Ferrarese, UNIMEP/ Prefeitura Municipal de Campinas

Professora da Educação Básica - anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Campinas. Doutora em Educação pela UNIMEP (2019-2023) na linha de pesquisa Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais com a pesquisa "Narrativas (auto)biográficas da professora: Contribuições do drama na formação docente". Possui graduação em Turismo pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2001), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2014) e Mestrado em Educação pela UNIMEP (2016), na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, com ênfase em Educação e Protestantismo, Pentecostalismo e Neopentecostalismo. Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Alfabetização. Pesquisadora na área de formação continuada de professores com ênfase em pesquisa narrativa a partir da Teoria Histórico-Cultural.

Luciana Haddad Ferreira, Universidade São Francisco

Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (PPGSSE/USF). Professora colaboradora do Departamento de Psicologia Educacional na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2014), realizou pós-doutorado em Psicologia Educacional na Universidade Federal de Uberlândia (UFU - 2018), com investigação no campo da Psicologia e Arte. Especialista em Educação e concepções do conhecimento (USL- 2009) com complementação no Instituto Jean Piaget (Almada-Portugal), e especialista em Arteterapia (USM - 2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2004), É lider do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - Hinas (PPGE/UNIMEP) e é membro do grupo de estudos e pesquisa em Educação Continuada ? Gepec (FE/UNICAMP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arte-Educacão do IBFE / Campinas de 2016 a 2018. Editora da revista Horizontes (USF) desde janeiro de 2022, e editora da revista Comunicações (Unimep) de 01 de 2021 a 12/2021). Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP - Unimep) nos anos de 2019 e 2021. Foi coordenadora do Núcleo de "Formação de Professores, Trabalho Docente e Política Educacional" do PPGE / Unimep, nos anos de 2019 e 2020. Desenvolve pesquisas e trabalha com formação de professores, especialmente nas aproximações entre Educação, Psicologia e Arte, com ênfase em pesquisa narrativa, ênfase em teoria Histórico-Cultural e ênfase em educação e experiência estética. Atua desde 2009 na docência na Educação Superior. Possui 21 anos de experiência como professora de Educação Básica, período em que também desempenhou as funções de diretora, orientadora e coordenadora pedagógica.

Renata Helena Pin Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP), com pós-doutorado em Educação na mesma Universidade. Graduada em Comunicação Social (PUC Campinas) e em Letras Português/Inglês (Universidade Paulista). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores ? GEPEFOP (UNIFESP) e líder do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - Hinas (PPGE/UNIMEP). É tradutora e revisora de textos. Desenvolve pesquisas e trabalha na área da formação de professores. Tem experiência na área de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho docente, políticas públicas educacionais, análise discursiva e práticas educativas.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

Ferrarese, E. da S. R., Ferreira, L. H., & Pucci, R. H. P. (2023). Narrativas (auto)biográficas de uma professora da Educação Básica: contribuições do drama para o desenvolvimento docente. Horizontes, 41(1), e023017. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1547

Edição

Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo