Vivências autoformativas: tecendo teias para o encontro de si caminhando por entre os espaços-tempo passado e futuro para explicar os professores que hoje somos

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1551

Resumo

Tornar-se professor demanda um movimento autoformativo. A autoformação é um processo tripolar que envolve os polos auto (eu), hetero (o outro) e ecoformativos (o meio). Assim, o objetivo deste trabalho é tecer, com professores de ciências, uma teia que relacione esses três polos a partir de uma vivência autoformativa.  Utilizaram-se como metodologia a técnica do ateliê biográfico de projetos e a análise compreensivo-interpretativa, para tecer a teia das vidas dos sujeitos e dos sentidos que emergem no seu caminhar. Os resultados mostram que vários são os contextos que marcam a formação, que fazem dos professores o que são hoje, docentes com medo da realidade atual e esperançosos em um futuro melhor. Concluiu-se que a construção da teia proporcionou iniciar o processo de caminhar para si.

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Biografia do Autor

Carolina Santos de Miranda, UFRPE

Graduada em biologia na UFRN no ano de 2010, com experiência em comportamento animal, neurociências na área de ciências biológicas. Na área de educação atualmente pesquisa sobre formação de professores de ciências e o paradigma da complexidade, especificamente as questões ligadas a Transdisciplinaridade, Autoformação e o Método Biográfico. Pós graduada em Intervenções em Psicologia da Educação pela FAFIRE . Mestre em Educação, Cultura e Identidades - UFRPE/FUNDAJ e doutora em Ensino de Ciências - PPGEC/UFRPE.

Ruth do Nascimento Firme, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008-2012), Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005-2007), Especialista em Docência no Ensino Superior pela FUNESO (2003-2004), e Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. No período de 1993-2013 foi professora da Rede Pública Estadual de Pernambuco (Ensino Médio: disciplina - Química). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Departamento de Química), professora permanente do Programa Mestrado Profissional de Química em Rede Nacional (PROFQUI), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE período 2016-2018. Coordenadora da Área Química do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFRPE nos períodos 2014-2018, 2018-2020, 2020-2022. Docente orientadora do Programa de Residência Pedagógica do Núcleo Química da UFRPE-Sede a partir de 2022. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências e Química, com ênfase em Formação de Professores e em processo de ensino-aprendizagem com abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). Professora participante do Grupo de Pesquisa Didática e Conceituação em Ciências e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) na Formação e na Prática Pedagógica de Professores de Química. Pesquisadora os seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, abordagem CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Natureza da Ciência, Questões Sociocientíficas, Saberes Docentes, Construção de conhecimento científico, Sequências Didáticas (elaboração e validação), Linguagem e Ensino de Ciências, Argumentação, Narrativas autobiográficas, Análise Semiolinguística do Discurso e Análise do Discurso Crítica.

Gilvaneide Ferreira de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Pós-doutora em Docência Transdisciplinar pela UFRN (2019), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira/Portugal(2011); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(2000), Especialista em Gestão da Educação pela European Universit (2003), Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco(1988), Bacharelado em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco(1992), tendo cursado as cadeiras de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (1996). Atualmente é Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco no Departamento de Educação/área de Métodos e Técnicas de Ensino desde 2000 e Coordenadora do Núcleo de Estudos da Formação Docente e Prática Pedagógica/NEFOPP, sendo líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental, Docência e Questões contemporâneas/GEEADC e do Grupo a Interdisciplinaridade no Discurso de Paulo Freire UPE/UFRPE/FACIG, nos quais desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de formação de Professores, Profissionalidade e Identidade Docente, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e Transdisciplinares, Infância, Juventude e Sexualidade na Escola, Currículo das Ciências Natureza e Educação Socioambiental. Na dimensão do ensino, stricto sensu, é professora permanente da Rede Nacional de Ensino (RENOEN) nível doutorado e do Programa de Pós Graduação em Educação, Culturas, e Identidades (PPGECI), nível Mestrado Acadêmico em Educação, área de concentração Processos Educativos, Culturas e Diversidades, no qual ministra as disciplinas: Seminários Inter e Transdisciplinares em Educação e a A interdisciplinaridade como processo inovador na formação de identidades; Na pós-graduação, lato sensu, ministra as disciplinas: Metodologia Científica, Metodologia da pesquisa qualitativa, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia e Didática do Ensino Superior e na graduação atua nas Licenciaturas Ciências Biológicas e Pedagogia. Realiza assessorias pedagógicas na área de formação continuada de professores; estruturação de políticas e proposta curriculares, projetos didáticos e formação de conceitos das Ciências da Natureza e Educação Socioambiental, contemplando os diferentes segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Fundamental, Médio, EJA) e no Ensino Superior. Como linha de pesquisa, atua na temática de Formação da profissionalidade e Identidade Docente, Práticas Pedagógicas Inovadoras, Formação de Conceitos em Ciências Biológicas, Educação Socioambiental, Infância, Juventude e Sexualidade.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

Miranda, C. S. de ., Firme, R. do N. ., & Oliveira, G. F. de . (2023). Vivências autoformativas: tecendo teias para o encontro de si caminhando por entre os espaços-tempo passado e futuro para explicar os professores que hoje somos. Horizontes, 41(1), e023025. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1551

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Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo