Vozes femininas indígenas no ensino de línguas: dicionários terminológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1559

Resumo

O relato apresenta as experiências de uma docente do Curso de Licenciatura Indígena da Ufac durante as orientações do Trabalho de Conclusão de Curso para três mulheres indígenas. Relatam-se os processos que envolveram a escrita, a escolha dos temas e os produtos gerados: três dicionários terminológicos escritos em línguas indígenas. As pesquisas estão fundamentadas na Teoria Comunicativa da Terminologia e em estudiosos como Aubert, Barros e Costa. Duas línguas indígenas acreanas foram registradas: shipibu, do povo Apolima-Arara; e hãtxa kuĩ, do povo Huni Kuĩ. Propõe-se dar voz às mulheres indígenas do Acre e mostrar suas contribuições para o ensino de línguas e para os processos de revitalização e fortalecimento linguístico-cultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Cordeiro-Oliveira , Universidade Federal do Acre

Simone Cordeiro-Oliveira Pinheiro é professora Adjunta IV da Universidade Federal do Acre - Câmpus Cruzeiro do Sul; Doutora em Estudos Linguísticos (Unesp/Ibilce), Mestra em Letras (Ufac). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL), onde orienta trabalhos na linha de pesquisa: Ensino, Linguagens e Culturas; vice-diretora do Centro de Educação e Letras - CEL (2021-2024). Atuou como professora da rede pública do Estado do Acre (1996-2008) e na rede particular de ensino na escola Instituto Orfanológico Santa Teresinha (2004-2008). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Léxico do Alto Juruá (NEPLex), e atua nas linhas de pesquisa: Línguas, linguagens, culturas e ensino; Linguística de corpus e ensino de línguas; Terminologia, Terminografia, Lexicologia, Lexicografia, Dialetologia e Ensino. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estudos Linguísticos, Língua Portuguesa, Língua Latina, Filologia Românica e Dialetologia Brasileira; atuando principalmente nos seguintes temas: estudos lexicais (Terminologia e Dialetologia); leitura e produção de textos; estudos linguísticos e gramática latina; línguas indígenas. Coordena o projeto de pesquisa "Ciências do Léxico: ensino, línguas e culturas" (2021 - 2024) que está elaborando o Corpus Linguístico do Acre - CLiA. É subcoordenadora do projeto PIBID/Ufac - Letras Português.

Referências

ACRE. Governo do Estado do Acre. Secretaria de Estado de Comunicação. Notícias do Acre. Online. [20-]. Disponível em: https://agencia.ac.gov.br/ Acesso em: 19 jul. 2023.

AUBERT, F. H. Introdução à metodologia da pesquisa terminológica bilíngue. Cadernos de terminologia n.o 2. São Paulo: Humanistas Publicações – FFLCH/USP, 2001.

AVELINO, A. D. M. Dicionário terminológico da caiçuma Apolima-Arara, da Terra Indígena Arara do Rio Amônia, Marechal Thaumaturgo, Acre, Brasil. 2022. 75 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Centro de Educação e Letras, Curso de Licenciatura em Educação Escolar Indígena, Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, 2022.

BARROS, L. A. Curso básico de terminologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

CABRÉ, M. T. La terminología: representación y comunicación. Barcelona: Institut Universitari de Linguística Aplicada Universitat Pompeu Fabra, 2005.

CORDEIRO-OLIVEIRA, S. Dicionário terminológico onomasiológico dos termos fundamentais da mandioca. 2019. 342 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) ‒ Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2019.

COSTA, F. V. F. Dicionário de Língua Indígena: uma colaboração para a escrita da língua. In: FARGETTI, C. M. (org.). Abordagens sobre o léxico em línguas indígenas. Campinas: Curt Nimuendajú, 2012. p. 265-285.

KAXINAWÁ, I. N. N. Dicionário terminológico dos kene de Cestarias Huni Kuĩ, da Aldeia Nova Liberdade, Santa Rosa do Purus, Acre, Brasil. 2022. 62 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Curso de Licenciatura em Educação Escolar Indígena, Centro de Educação e Letras, Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, 2022.

KAXINAWÁ, L. S. da S. Dicionário terminológico da cerâmica Huni Kuĩ, Aldeia Jacobina, rio Breu, Acre, Brasil. 2022. 84 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Curso de Licenciatura em Educação Escolar Indígena, Centro de Educação e Letras, Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (Ufac). Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Licenciatura Indígena. Curso de Licenciatura Indígena. Universidade Federal do Acre ‒ Câmpus Floresta, 2015.

WÜSTER, E. Introducción a la teoria general de la terminología y a la lexicografia terminológica. Edição de M. Teresa Cabré. Barcelona: Institut Universitari de Linguística Aplicada/Universitat Pompeu Fabra, 1998.

Downloads

Publicado

02-09-2023

Como Citar

Cordeiro-Oliveira , S. (2023). Vozes femininas indígenas no ensino de línguas: dicionários terminológicos . Horizontes, 41(1), e023029. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1559

Edição

Seção

Relato de Experiência