Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1566Resumo
Este artigo busca compreender os processos formativos vividos na infância, pela ótica da inquietação experiencial de docentes matemáticos gays. Com base na metodologia da História Oral, produz narrativas a partir do encontro de três sujeitos que narravam suas infâncias, refletindo acerca de percepções sobre a escola, a família, e os espaços físicos e sociais que os rodeavam. Narra-se uma história que não é só desses indivíduos interpelados em sujeitos pela sua sexualidade por conta da heteronormatividade. Tal texto aponta para as diversas violências simbólicas e as implicações destas na formação dos sujeitos, inclusive em suas práticas profissionais. Contribui para que o reconhecimento no outro opere como uma força social de (r)existência de sujeitos dissonantes do padrão.
Downloads
Referências
BOLIVAR, A. ´De nobis ipsis silemus?´: Epistemologia de la investigación biográfico-narrativa em educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v.4, n. 1, p. 1-26, 2002.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. Trad. Maria Helene Kühner. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.
BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. Sapere Aude, Belo Horizonte, v.6, n.11, p.12-16,1.º sem. 2015.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 17. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
BUTLER, J. Corpos que Importam: os limites discursivos do" sexo". São Paulo: n-1 edições, 2020.
BUTLER, J. Os sentidos do sujeito. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
CANDAU, J. Memória e identidade. Tradução Maria Leticia Ferreira. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
ERIBON, D. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 24. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2007.
FOUCALT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2016.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque; José Augusto Guilhon Albequerque. 5. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017a.
FOUCAULT, M. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque; José Augusto Guilhon Albequerque. 2. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017b.
FOUCAULT, M. História da sexualidade III: O cuidado de si. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque; José Augusto Guilhon Albequerque. 3 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017c.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
GARNICA, A. V. M. A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica - Cartografias do Desejo. 4. ed. Petrópolis:Vozes, 1996.
GURGEL, L.L.; UZIEL, A. P. “E se essa Criança for Gay?”: Heteronormatividade e homoparentalidade em cena. PSI UNISC, v. 3, n. 2, p. 17-34, 2019.
IZA, D. F. V.; BENITES, L. C.; SANCHES NETO, L.; CYRINO, M.; ANANIAS, E. V.; ARNOSTI, R. P.; SOUZA NETO, S. de. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 273–292, 2014. DOI: 10.14244/19827199978. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978. Acesso em: 10 mar. 2023.
LE BRETON, D. Antropologia dos sentidos. Petrópolis: Vozes, 2016.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. 6. reimp. Petrópolis: Vozes, 2018.
LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 3. ed. 1 reimp.. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
MACHADO, L. Z. Masculinidade, sexualidade e estupro: as construções da virilidade. Cadernos Pagu, n. 11, p. 231-273, 1998.
MEDEIROS, M. D. A escola rural e o desafio da docência em salas multisseriadas: o caso do seridó norteriograndense. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MIGNOT, A. C. V. Decifrando o recado do nome: uma escola em busca de sua identidade pedagógica. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 74, n. 178, p. 619-638 , 1993.
MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 3. ed. 1. reimp.. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
MOURA, R. G.; NASCIMENTO, R. P. “Eu Não Virei, Eu Nasci”: discutindo a Afeminofobia a partir da figura do gay e do menino afeminado. Simbiótica. Revista Eletrônica, v. 7, n. 2, p. 242-262, 2020.
OLIVEIRA, P. P. A construção social da masculinidade. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2004.
PINTO, A. H. A Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de Matemática: flexibilização ou engessamento do currículo escolar. Bolema, v. 31, p. 1045-1060, 2017.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. 5. reimp. São Paulo: Editora 34, 2020.
SILVA, L. T. Indiferenciação por identidade: de história e consciência de classe à dialética do esclarecimento. Revista Brasileira de Sociologia, v. 7, n. 15, p. 255-283, 2019.
SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R. Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SPARGO, T. Foucault e a teoria queer: seguido de Ágape e êxtase: orientações pós-seculares. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
THIESEN, J. S. Currículo Interdisciplinar: contradições, limites e possibilidades. Perspectiva, v. 31, n. 02, p. 591-614, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p591. Acesso em: 14 dez. 2022.
TORRES, M. A. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto: UFOP, 2010.
VINUTO, J.; ABREO, L. O.; GONÇALVES, H. S. No fio da navalha: efeitos da masculinidade e virilidade no trabalho de agentes socioeducativos. Plural, v. 24, n. 1, p. 54-77, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Efraim de Alcântara Matos, Marcelo Bezerra de Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.