Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1566

Resumo

Este artigo busca compreender os processos formativos vividos na infância, pela ótica da inquietação experiencial de docentes matemáticos gays. Com base na metodologia da História Oral, produz narrativas a partir do encontro de três sujeitos que narravam suas infâncias, refletindo acerca de percepções sobre a escola, a família, e os espaços físicos e sociais que os rodeavam. Narra-se uma história que não é só desses indivíduos interpelados em sujeitos pela sua sexualidade por conta da heteronormatividade. Tal texto aponta para as diversas violências simbólicas e as implicações destas na formação dos sujeitos, inclusive em suas práticas profissionais. Contribui para que o reconhecimento no outro opere como uma força social de (r)existência de sujeitos dissonantes do padrão. 

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Biografia do Autor

Efraim de Alcântara Matos, IFCE

Licenciado (2015) e Mestre (2014) em Matemática, Bacharel em Ciência e Tecnologia (2011) pela UFERSA, Mestre em Ensino pela UERN (2022). Doutorando em Ensino pela UFC. Professor de Matemática do IFCE. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem - GIPEA.

Marcelo Bezerra de Morais, UERN

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010), mestre (2012) e doutor (2017) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, câmpus de Rio Claro). Realizou período sanduíche na Universidade de Lisboa (2015) para complementação de estudos do doutorado. É professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Programa de Pós-Graduação​ em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN), membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e trabalha com Educação, atuando principalmente com o desenvolvimento de atividades que problematizam o ensino de Matemática e pesquisas na interface História da Educação Matemática, questões sociais, Ensino de Matemática e formação de subjetividades. Principais interesses de pesquisa: Metodologia de Pesquisa; Formação de Professores (de Matemática); Sujeitos e Subjetividades; História, Memória e Narrativas; História Oral e Educação Matemática.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

Matos, E. de A. ., & Morais, M. B. de . (2023). Corpos-rio(s) de professores de matemática gays: infância(s) e formações de sujeitos. Horizontes, 41(1), e023015. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1566

Edição

Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo