Memorial acadêmico de uma educadora matemática

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1578

Resumo

Apresenta-se aqui um recorte de pesquisas mais amplas sobre relações de gênero no ensino superior brasileiro com foco em trajetórias profissionais e existenciais de mulheres cientistas. O artigo tem como base de reflexão o memorial acadêmico de uma destacada professora titular da área de Educação Matemática. O conceito de biograma é utilizado como instrumento de análise, por permitir entrelaçar as coordenadas de espaço e de tempo e o modo como os acontecimentos são rememorados e valorados por quem narra. Como resultados, destaca-se a importância do biograma para análise de memoriais de professores titulares para investigar questões de gênero na educação superior brasileira e a relação entre mulheres e ciências.

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Biografia do Autor

Silvia Maria Silva Lopes, Universidade Cidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação-Universidade Cidade de São Paulo.

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Cidade de São Paulo

Pesquisadora Pq1-D Ed-CNPq. Professora da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPDEd-UFRN). Doutora em Linguística e Mestre em Letras Modernas pela Université Paul Valéry (Montpellier-França). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em Educação (BEX-Capes) na Université de Nantes e Universidade de Tours (França- 2004-2005); Pós-doutorado em Educação (Capes- 2011-2012) PUCRS e Université de Paris 13 . Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq), desde 1999. Professora Visitante na Université de Paris 13; Universidad de Buenos Aires (UBA); Université des Antilles et de la Guyane (UAG). Conselho Editorial das Revistas: Éducation Thérapeutique, Soin et formation (de Boeck, França); Chemins de Formation (L Harmattan, Paris); Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA-UFMG): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB). Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) desde sua fundação e Presidente de 2014-2016. Diretoria da Association Internationale des Histoires de Vie en Formation et de Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Diretoria do Collège International de la Recherche Biographique (CIRBE-Université de Paris 13, Paris). Diretoria da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida em Formação (ANNHIVIF). Pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Evora (CIEP-UÉvora) e do Centro de Investigação de Estudos da Criança (IEC-UMinho). Pesquisadora associada do Laboratório EXPERICE (Paris 13-Paris 8). Sócia da ANPED e da SBPC. Suas pesquisas tematizam as narrativas autobiográficas e as escritas de si como método de pesquisa e dispositivos de formação e focalizam a reflexividade narrativa como disposição humana promotora da reinvenção permanente das representações de si e do outro.

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Publicado

29-07-2023

Como Citar

Lopes, S. M. S., & Passeggi, M. da C. (2023). Memorial acadêmico de uma educadora matemática. Horizontes, 41(1), e023027. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1578

Edição

Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo