Interação e Diálogo como princípio de processos formativos: uma análise das narrativas de professores participantes do Curso de Formação em Letramento em Programação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1581

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como professores de uma cidade do interior de São Paulo foram se apropriando do letramento em programação a partir das relações dialógicas estabelecidas com o(s) outro(s) durante um Curso de Formação Continuada. Fundamenta-se a discussão na perspectiva enunciativo-discursiva que considera a linguagem como dialógica e a interação verbal como processo de constituição e formação dos sujeitos. Foram realizadas entrevistas narrativas com cinco professoras que participaram do curso de Letramento em Programação. As análises evidenciam que as professoras foram se formando por meio de um movimento dialógico e dialético com os outros e que, ao narrar essas vivências, puderam ressignificar suas práticas e/ou construir novos sentidos do vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estefânia Bissoni, Universidade São Francisco

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade São Francisco Itatiba (1993) e em Licenciatura em Computação pelo Centro Universitário Claretiano (2008), Pós graduação em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela USF (1999) e em Metodologia em Educação a Distância pelo Centro Universitário Claretiano (2012), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2015) e Doutorado em Educação pela USF (2021). Atualmente é professora na Universidade São Francisco nas disciplinas Algoritmos Computacionais e Prática Profissional: Algoritmos Computacionais no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e nas Engenharias; Educação e Tecnologias no curso de Pedagogia (presencial) e Educação e Inovação no curso de Pedagogia EaD. Também atua como Monitora de Informática na rede pública de Itatiba (desde 2008). Tem experiência na área de Educação com ênfase em informática, Educação a Distância (EaD) e na plataforma Moodle (usuária e administradora). Tem interesse em temas relacionados a: educação e tecnologias; formação de professores; letramento em programação; programação, Educação a Distância e uso de tecnologias digitais em sala de aula.

Milena Moretto, Universidade São Francisco

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BAKHTIN, M.M.; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BARROS, D. L. P. Dialogismo, Polifonia e Enunciação. In: BARROS, Diana L. P. ; FIORIN, José L. (orgs.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade em torno de Bakhtin. São Paulo: EDUSP, 1994.

BARROS, D. L. P. Contribuições de Bakhtin às Teorias do Discurso. In: BRAIT, Beth. (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Unicamp, 1997. p. 27-38.

BARROS, D. L. P. Contribuição de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

BISSONI, E. Narrativas de professores em processo de formação em Letramento em Programação. 2021. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2021.

ELOY, A. A. de; OLIVEIRA, A. M.; GOTARDO, L.; LUKJANENKO, M. de F. P. Programa Letramento em Programação: o ensino do pensamento computacional em escolas públicas brasileiras. In: RAABE, A.; ZORZO, A. F.; BLIKSTEIN, P. (orgs.). Computação na Educação Básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020, p. 316.

FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. de. Diálogos com Bakhtin. In: BRAIT, B. et al. (orgs.). 4. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007, 308p.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FIORIN, J. L. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave, São Paulo: Contexto, 2006. p. 161-193.

FREITAS, M. T de A. Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

FREITAS, M. T. de A. Linguagem, consciência e vida humana no pensamento de Bakhtin e Vygotski. In: FREITAS, M.T. de A.; RAMOS, B.S. da Silva (org.). Bakhtin partilhado. Curitiba: CRV, 2017. p. 13-26.

GERALDI, J. W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M. T. Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

ISAIA, M. S. A. Contribuições da Teoria Vgotskiana para uma fundamentação psico-epistemológica da educação. In: FREITAS, M. T. A. (org.). Vygotsky um século depois. Juiz de Fora: EDUFJF, 1988. p. 21-34.

JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação, ano XXX, p. 413-438, 2007.

JOVCHELOVITCH, S; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 12 ed. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2014.

MORETTO, M.; SILVA, A. P.; WITTKE, C. I. A importância da alteridade para a apropriação da leitura e escrita: o outro revelado nos memoriais de formação. In: MORAES, A. M.; MORETTO, M.; SILVA, R. C. de A. (orgs.). Bakhtin em diálogo: vozes brasileiras em ação. 1ed. São Paulo: Mentes Abertas, 2019. p. 71-87.

NACARATO, A. M.; PASSEGGI, M. da C. Olhar para si e superar marcas deixadas pela matemática escolar: reflexões de uma futura professora sobre seu percurso de formação. In: OLINDA, E. M. B. de. Artes do Sentir: trajetórias de vida e formação. Fortaleza: UFC, 2012. p. 208 -225.

PAIVA, M. da C. de. Transcrição de dados linguísticos. In: MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (orgs.). Introdução à sociolingüística: o tratamento da variação. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004. p. 135-146.

PASSEGGI, M. da C.; SILVA, V. B. da (orgs.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

SERODIO, L. A; PRADO, G. do V. T. Metodologia narrativa de pesquisa em Educação na perspectiva do gênero discursivo bakhtiniano. In: PRADO et al. Metodologia narrativa de pesquisa em educação: uma perspectiva bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, p. 91-127.

Downloads

Publicado

29-07-2023

Como Citar

Bissoni, E. ., & Moretto, M. (2023). Interação e Diálogo como princípio de processos formativos: uma análise das narrativas de professores participantes do Curso de Formação em Letramento em Programação. Horizontes, 41(1), e023013. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1581

Edição

Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo