O desafio ético da escrita e da pesquisa em Educação

considerações sobre compromisso com o conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1603

Resumo

O objetivo deste artigo foi discutir os desafios éticos da pesquisa em educação, tendo como ponto de partida a questão da escrita e da honestidade intelectual. A escrita científica deve ser criteriosamente pensada e minuciosamente articulada em relação à língua que se propõe comunicar, uma vez que, sem a organização lógica do pensamento, não há uma série de atributos para a construção da coesão e da coerência do texto. Embora seja premissa de maior importância, o rigor com o texto, seja em seus aspectos semânticos ou sintáticos, não é o único fator a ser considerado no momento da produção. Sobretudo na ciência, em que a difusão do conhecimento sempre precisa ser aliada ao componente ético, é preciso ter consciência para pensar a pesquisa como um momento de colaboração social, em que os dados devem ser tratados de forma séria e sem manipulações. Recorre-se, neste texto, aos pressupostos da pesquisa de cunho bibliográfico, baseando-se nos estudos de Antunes (2010), Brasileiro (2013), Koch (2003, 2008), Koch e Traváglia (2007), Nóvoa (2015), Serrano (2011), Severino (2015), dentre outros que discutem o universo da escrita científica e da ética na pesquisa.

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Biografia do Autor

José Humberto Rodrigues dos Anjos, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pós-doutor em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual do Mato Grosso. Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Graduado em Letras, Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás - UEG e em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - Intervale. Especialista em Gestão de Sala de aula no Ensino Superior tem experiência na área de Educação com ênfase em ensino de literatura afro-brasileira e diversidade étnico racial. É membro do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Goiás - Campus Goiás no curso de Pedagogia, onde atua também na Secretaria de Inclusão e na Comissão de heteroidentificação. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Representações Sociais e Práticas Educativas - GEPRESPE. Tem dedicado parte de sua produção intelectual e de seu trabalho docente ao combate às opressões e ao ensino de uma educação decolonial que ensine a pensar o respeito, a existência do outro e as formas de ler e compreender as relações sociais. Pesquisador associado à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN e da Associação Brasileira de Literatura Comparada. E-mail: josehumberto2@ufg.br

Vânia Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba de 2008 a 2017. Atualmente é docente no curso Psicologia e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Atuou como Psicóloga Escolar na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Uberaba de 1984 a 2014. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade/Educação - CIERS-Ed. É coordenadora da RIDEP - Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores. Membro do PIBIC/UNIUBE - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba. Foi coordenadora do Subprojeto do PIBID Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola de 2014 a 2016. Membro do corpo editorial do Periódico: Revista Profissão Docente (Online). É líder do GEPRESPE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem. Líder do Grupo de Pesquisa GDEPRES - Desenvolvimento Profissional Docente e Representações, certificado pelo CNPq em 2016. Avaliadora ad hoc para Autorização e Reconhecimentos de Cursos e Instituições representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro PPM. 2018. Membro da REED - Red de Estudios sobre Educación. Desenvolve pesquisas no campo da educação sobre Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica e Ensino Superior, abarcando as temáticas: processo ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas (planejamento, estratégias, avaliação, relação professor-aluno), inclusão escolar, ensino de tempo integral, adolescência e orientação sexual.

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Publicado

27-11-2023

Como Citar

Rodrigues dos Anjos, J. H., & de Oliveira Vieira, V. M. (2023). O desafio ético da escrita e da pesquisa em Educação: considerações sobre compromisso com o conhecimento. Horizontes, 41(1), e023033. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1603

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica