Ética na pesquisa em Educação

um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1613

Resumo

Considerando a natureza dialogante e multidisciplinar da Bioética Social e Ambiental, esta pesquisa apresenta a confluência de valores, propósitos e processos entre a pesquisa-ação em Educação e a Bioética. Para tal, procedeu-se uma revisão integrativa de publicações científicas sugeridas pela base OSAISBR a partir da chave “relato de intervenção didática”. A análise de 71 artigos demostrou a importância da regulação cooperativa para diminuir riscos individuais, coletivos e institucionais; além de uma orientação nos processos de elaboração do projeto, a fim de que os dados gerados e publicados possam ser agregados a outros; fortalecer sequências e recursos didáticos alternativos na busca por formas mais efetivas de se ensinar e transformar o saber.

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Biografia do Autor

Marta Fischer , PUCPR

Bióloga. Doutora pela UFPR. Docente do Programa de Pós-graduação em Bioética e da graduação em Biologia da PUCPR. 

Mario Sanches, PUCPR

Docente titular e coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR. Mestre
em antropologia, doutor em teologia, com Pós-doutorado em Bioética.

Caroline Filla Rosaneli, PUCPR

Docente do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR. Pós-doutora pela Cátedra Unesco em Bioética da UnB. 

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Fischer , M. L., Sanches, M. A. ., & Filla Rosaneli, C. . (2023). Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental? . Horizontes, 41(1), e023043. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1613

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica