Aspectos éticos da pesquisa acadêmica com seres humanos na educação

um breve panorama dos programas de pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1616

Resumo

Este estudo tem por objetivo realizar um levantamento sobre as dissertações e as teses dos programas de pós-graduação stricto sensu de educação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, visando identificar e analisar os aspectos éticos envolvidos e considerados nesses documentos para não só servirem de subsídios para o desenvolvimento de políticas institucionais de educação e capacitação da comunidade acadêmica, como também contribuírem com a implantação e a atuação do CEP-IFRN. Foram pesquisados o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o repositório institucional do IFRN, considerando trabalhos cadastrados até o ano 2019. Os resultados revelaram que, apesar da maioria dos projetos envolver seres humanos, muitos não abordavam a ética na pesquisa. Portanto, a falta de preocupação com a proteção e garantia da dignidade dos participantes da pesquisa destaca a urgente necessidade de atuação do Comitês de Ética em Pesquisa/-IFRN na promoção de políticas de formação e capacitação sobre ética na pesquisa em educação.

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Biografia do Autor

Leandro Silva Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UFRN e Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor do IFRN e pesquisador e orientador do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN-IFRN). Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (CEP-IFRN). 

Lenina Lopes Soares Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil; é Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Potiguar; fez Curso de Aperfeiçoamento em Pesquisa em Educação pelo Espaço Oficina de Ciência e Arte; Mestrado e Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Necttra) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Consultoria em Organização de Instituições Educativas e Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino-aprendizagem, organização escolar, mediação pedagógica, políticas educacionais, memória e história da educação. 

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Publicado

30-11-2023

Como Citar

SILVA COSTA, L., & LOPES SOARES SILVA, L. . (2023). Aspectos éticos da pesquisa acadêmica com seres humanos na educação: um breve panorama dos programas de pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Horizontes, 41(1), e023037. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1616

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica