Ética e Integridade acadêmica na Pós-Graduação em Educação em tempos de Inteligência Artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1620

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir e refletir sobre a ética e a integridade acadêmica em tempos de Inteligência Artificial na Pós-Graduação em Educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de natureza interpretativa. A partir da pesquisa realizada foi possível identificar que a Inteligência Artificial é uma ferramenta que possibilita o acesso às informações e contribui na sistematização de dados e ou compilação das publicações de pesquisas atuais, a exemplo do que ocorre com o uso do ChatGPT, bem como a necessidade de constituir um ethos da sabedoria prática (phornesis), que resulte em uma formação ética e de integridade acadêmica na Pós-Graduação em Educação.

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Biografia do Autor

Anderson Luiz Tedesco, Unoesc

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - (PPGEd/Unoesc). Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - (Unochapecó), do Grupo REDE SUR PAIDEIA  e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) - (PPGEd/Unoesc).

Jacques de Lima Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Realizou Pós-Doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência na Educação, com ênfase no Ensino Superior Presencial e a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente e Coordenação Pedagógica. Foi professor das Licenciaturas (Pedagogia, Educação Física) e Coordenador da Licenciatura em Pedagogia. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis de ensino e modalidades de educação, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância, Identidade e atuação Social do Pedagogo e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente, é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Processos Educativos da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

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Publicado

27-11-2023

Como Citar

Tedesco, A. L., & de Lima Ferreira, J. . (2023). Ética e Integridade acadêmica na Pós-Graduação em Educação em tempos de Inteligência Artificial . Horizontes, 41(1), e023032. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1620

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica