Ética e Integridade acadêmica na Pós-Graduação em Educação em tempos de Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1620Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir e refletir sobre a ética e a integridade acadêmica em tempos de Inteligência Artificial na Pós-Graduação em Educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de natureza interpretativa. A partir da pesquisa realizada foi possível identificar que a Inteligência Artificial é uma ferramenta que possibilita o acesso às informações e contribui na sistematização de dados e ou compilação das publicações de pesquisas atuais, a exemplo do que ocorre com o uso do ChatGPT, bem como a necessidade de constituir um ethos da sabedoria prática (phornesis), que resulte em uma formação ética e de integridade acadêmica na Pós-Graduação em Educação.
Downloads
Referências
AERA. American Educational Research Association. Código de Ética. Aprovado pelo Conselho da AERA, fevereiro de 2011. Tradução: Elita de Medeiros. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1041-1065, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.021.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco; Poética. Tradução: José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Coleção Os Pensadores).
ARROYO, M. G. Conhecimento, ética, educação e pesquisa. e-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 1-8, jun. 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/download/3163/2094/7147. Acesso em: 25 abr. 2023.
BERA. British Educational Research Association. Diretrizes Éticas para Pesquisa em Educação. 4. ed. Tradução: Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Jefferson Mainardes e Janete Bridon. Londres: BERA, 2022. Disponível em: https://www.bera.ac.uk/wp-content/uploads/2022/01/BERA-Diretrizes-%C3%89ticas-para-Pesquisa-em-Educa%C3%A7%C3%A3o-4-ed.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.
BOA SORTE, P.; FARIAS, M. A. de F.; SANTOS, A. E. dos; SANTOS, J. do C. A.; DIAS, J. S. dos S. R. Inteligência artificial e escrita acadêmica: o que nos reserva o algoritmo GPT-3?. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, p. 121-141, 2021. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15352
BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 12, p. 59-62, 13 jun. 2013.
CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq. CNPq, Brasília, 7 out. 2011. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/relatorio-comissao--integridade-do-cnpq.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023.
DINIZ, D.; MUNHOZ, A. T. M. Cópia e pastiche: plágio na comunicação científica. Argumentum, Vitória, ano 3, v. 1, n. 3, p. 11-28, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.18315/argumentum.v3i1.1430.
DWIVEDI, Y. K.; KSHETRI, N.; HUGHES, L.; SLADE, E. L.; JEYARAJ, A. et al. “So what if ChatGPT wrote it?”. Multidisciplinary perspectives on opportunities, challenges and implications of generative conversational AI for research, practice and policy. International Journal of Information Management, [s. l.], v. 71, p. 1-63, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2023.102642.
JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Parreira. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
KASNECI, E. et al. ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, [s. l.], v. 103, p. 1-9, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2023.102274.
KUYVEN, L. N.; ANTUNES, C. A.; VANZIN, V. J. de B.; SILVA, J. L. T. da; KRASSMANN, A. L.; TAROUCO, L. M. R. Chatbots na educação: uma revisão sistemática da literatura. Renote, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 123-132, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86019.
LEE, K.-F. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.
MAINARDES, J. Comentários sobre o Código de Ética da Aera. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1066-1070, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.022.
MAINARDES, J. Contribuições da perspectiva ético-ontoepistemológica para a pesquisa do campo da política educacional. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [s. l.], v. 30, n. 146, p. 1-21, 2022. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.30.7436.
MAINARDES, J. Ética e integridade acadêmica como política institucional. In: ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 3. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023. (no prelo).
MONARD, M. C.; BARANAUSKAS, J. A. Conceitos sobre aprendizado de máquina. Sistemas Inteligentes Fundamentos e Aplicações. 1. ed. Barueri: Manole Ltda., 2003.
RAHIMI, F.; ABADI, A. T. B. ChatGPT and Publication Ethics. Archives of Medical Research, [s. l.], v. 54, n. 3, p. 272-274, abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.arcmed.2023.03.004.
RODRÍGUEZ VELÁSQUEZ, F. O ChatGPT na pesquisa em humanidades digitais: oportunidades, críticas e desafios. TEKOA, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 2, p. 1-5, 2023. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/tekoa/article/view/3711. Acesso em: 25 abr. 2023.
TAVARES, L. A.; MEIRA, M. C.; AMARAL, S. F. do. Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal of Development, [s. l.], v. 6, n. 7, p. 48699–48714, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-496.
TEIXEIRA, J. O que é inteligência artificial. [S. l.]: E-galáxia, 2019.
VAZ, H. C. de L. Antropologia Filosófica I. São Paulo: Loyola, 2006.
VAZ, H. C. de L. Escritos de Filosofia III: Filosofia e Cultura. São Paulo: Loyola, 1997.
VAZ, H. C. de L. Escritos de Filosofia IV: introdução à ética filosófica I. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
WANG, F.-Y.; QINGHAI, M.; XUAN, L.; XINGXIA, W.; YILUN, L. What does ChatGPT say: The DAO from algorithmic intelligence to linguistic intelligence. IEEE/CAA Journal of Automatica Sinica, [s. l.], v. 10, n. 3, p. 575-579, 2023. DOI: https://doi.org/10.1109/JAS.2023.123486.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anderson Luiz Tedesco, Jacques de Lima Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.