Ética na pesquisa com a participação de pessoas surdocegas

o desafio comunicacional

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1621

Resumo

O artigo aborda procedimentos éticos em pesquisas com a participação de pessoas surdocegas. Discute-se a importância de os projetos acadêmicos incluírem procedimentos metodológicos e comunicacionais acessíveis durante o registro de consentimento livre e esclarecido. São elencadas barreiras de comunicação existentes no diálogo entre o(a) pesquisador(a) e participante para a livre manifestação das pessoas envolvidas na pesquisa. Também são descritas características da surdocegueira para uma melhor compreensão de suas especificidades. A partir de uma revisão da produção acadêmica brasileira (teses e dissertações), são indicadas possibilidades comunicativas e recursos assistivos que podem contribuir para um melhor entendimento e autonomia das pessoas surdocegas participantes de pesquisas.

 

 

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Biografia do Autor

Rodrigo da Rocha Machado , Museu de Ciências da Terra

Biólogo e Especialista em Recursos Minerais na área de Paleontologia da Agência Nacional de Mineração. De 2006 até 2018 atuou como curador de fósseis no Museu de Ciências da Terra. A partir de 2019 passou a atuar como educador e participou da criação do projeto itinerante "Museu em Movimento", com atividades sendo realizadas em diversas escolas e instituições do Estado do Rio de Janeiro.

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Programa de Pós Graduação em Educação Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Docente no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), área de Educação e Cultura Contemporânea, linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Editora da Revista Educação e Cultura Contemporânea do PPGE/UNESA. Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestra em Educação pela mesma instituição. Pedagoga pela Universidade Santa Úrsula e Licenciada em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Associada à ANPED, ANFOPE e Rede RIA.

http://lattes.cnpq.br/6986927279922334

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

da Rocha Machado , R., & Pedrosa, S. M. P. de A. (2023). Ética na pesquisa com a participação de pessoas surdocegas: o desafio comunicacional . Horizontes, 41(1), e023041. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1621

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica