Integridade na pesquisa:

orientações e reflexões para a autoria de manuscritos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1622

Resumo

O artigo aborda a importância da promoção da cultura da integridade na pesquisa e questiona as fragilidades éticas na etapa da sua difusão, as possibilidades de correção da literatura e a formação do educador pesquisador. É um estudo qualitativo, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Vale-se de textos e documentos que sustentam os critérios e os procedimentos utilizados pela comunidade científica na validação de um manuscrito. Perspectivando o fortalecimento da cultura da ética e da integridade na pesquisa, aponta para a necessidade de processos formativos reflexivos que abordem o contexto da publicação e as boas práticas.

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Biografia do Autor

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação (UFC, 2021), Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq.

Ana Paula Monteiro Rêgo, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Professora Assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Aluna do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas, na área de Tecnologia de Informação e da Comunicação na Educação. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Especialista em Educação Especial (UFAL,1994), Especialista em Educação Escolar (UFAL,2000) e Especialista em Psicofisiologia da Estimulação Precoce (UNCISAL, 2001). Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC, 1994). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão Escolar,Transtorno do Espectro Autista, Educação Infantil e Parentalidade.

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

Leopoldo Mercado, L. P., & Rego, A. P. M. (2023). Integridade na pesquisa:: orientações e reflexões para a autoria de manuscritos. Horizontes, 41(1), e023048. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1622

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica