Ética e educação

relato de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1623

Resumo

Discute-se uma experiência em um Comitê de Ética em Pesquisa, desenvolvida e pautada por atividades práticas e teóricas e vivida na elaboração e exposição de relatórios parciais e finais de pesquisa, em reuniões quinzenais, durante cinco anos. Examinam-se as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e a relação instaurada entre as áreas das Ciências Humanas e Sociais e da Saúde, que tem tido o poder predominante. Destaca-se a tensão entre elas com uma diferença fundamental entre as pesquisas realizadas em seres humanos e com seres humanos. Conclui-se que a universidade e os Comitês de Ética em Pesquisa não podem furtar-se à reflexão sobre os novos desafios do progresso tecnológico e sobre os riscos e benefícios dele advindos que podem impactar a sociedade.

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Biografia do Autor

Cleide Rita Silvério Almeida, Universidade Nove de Julho

Pós-doutorada pelo Centro de Estudos Transdisciplinares Sociologia, Antropologia e História (CETSAH), atual Centro Edgar Morin, unidade da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) em Paris (França) associada ao Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharel e Licenciada em Filosofia pela PUC-SP. Pesquisadora em Educação e Complexidade, sendo fundadora do Núcleo Interinstitucional de Investigação da Complexidade (NIIC), cadastrado no Diretório do CNPq, com o nome atual GRUPEC: Grupo de Pesquisa em Educação e Complexidade, sediado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, onde é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação.  Membro de Associações Internacionais de Pesquisa, como Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDINE), Sociedade de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa (SOFELP) e Associação para o Pensamento Complexo (APC) É autora dos livros: Drogas: uma abordagem educacional (Olho D?Água, 1999); O brasão e o logotipo (Vozes, 2001); Edgar Morin: ética, cultura e educação, organizado em parceria com Alfredo Pena-Vega e Izabel Petraglia (Cortez, 2011); Estudos de complexidade, Estudos de complexidade 2, Estudos de Complexidade 3, Estudos de Complexidade 4 e Estudos de Complexidade 5 organizados com Izabel Petraglia  (Texto informado pelo autor)

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho

Graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica da Adolescência pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Programa em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, atual editora da Revista Cadernos de Pós-Graduação e Membro do Comitê de Ética (2018-atual) da Universidade Nove de Julho. Associada a grupos de pesquisa nacionais, como a Associação Brasileira de Psicologia (SBP), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e do Grupo de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e internacional, como a Sociedade de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa (SOFELP). Dedica-se ao estudo de temas que envolvem Adolescência, Subjetividade, Psicologia Escolar/Educacional e Pensamento Complexo. 

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Almeida, C. R. S., & Dias, E. T. D. M. . (2023). Ética e educação : relato de uma experiência. Horizontes, 41(1), e023044. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1623

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica