Família, pátria e desenvolvimento:

a formação do cidadão virtuoso no livro didático Meu Livro de Brasil da disciplina Educação Moral e Cívica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1630

Palavras-chave:

Educação Moral e Cívica. Ditadura Civil-Militar. Civismo. Desenvolvimento.

Resumo

Objetiva-se analisar dois livros didáticos da disciplina Educação Moral e Cívica (EMC) publicados por Rachel de Queiroz e Nilda Bethlem na década de 1970. Trata-se de uma pesquisa documental. Examina-se os conteúdos e a organização das obras, as propostas de atividades e as formas como as temáticas se articulam com o que se encontra previsto nos documentos oficiais criados para a referida disciplina. O estudo se baseia em Chervel (1990), Julia (1991), Viñao (2008), Le Goff (2003) e Foucault (1978; 2021). Constata-se que os conteúdos dos livros didáticos se voltam para a formação do cidadão desejado pela Ditadura Civil-Militar, pois as autoras apresentam um país de dimensões continentais e em desenvolvimento, para o qual era preciso fortalecer condutas patrióticas e virtuosas, obedecer às normas e dedicar-se ao trabalho.

Palavras-chave: Educação Moral e Cívica. Ditadura Civil-Militar. Civismo. Desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduação em História (UFPB), doutorado em Educação (UFRN) e Pós-doutorado em Educação (UFF). É professor titular do IFRN, Campus de Mossoró, e líder do Grupo de Estudos "Trabalho, Educação e Sociedade" (G-Tres), grupo em rede com o Histedbr, da Unicamp. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal). 

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Coordenador local do POSENSINO na UFERSA (2019-2021). 

Francisca Geise Varela Costa, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer - SEEC/RN

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN. Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Professora da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer - SEEC/RN.

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

Souza, F. das C. S., Silva, F. V. da ., & COSTA, F. G. V. . (2024). Família, pátria e desenvolvimento:: a formação do cidadão virtuoso no livro didático Meu Livro de Brasil da disciplina Educação Moral e Cívica. Horizontes, 42(1), e023097. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1630