Indicadores de qualidade da educação superior no contexto da Universidade de Brasília

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1631

Resumo

Este artigo faz um breve panorama acerca de indicadores de qualidade da educação superior. O objetivo principal consistiu-se em avaliar indicadores de qualidade obtidos pela Universidade de Brasília (UnB) e compreender a relação entre eles. Para tal, utilizou-se uma metodologia com abordagem mista que abrange tanto a análise qualitativa quanto a quantitativa. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados apontaram que a UnB obteve excelência em qualidade na construção, na utilização e na calibração dos Indicadores de qualidade da educação superior.

Palavras-chave: Avaliação da Educação. Educação Superior. Enade. Indicadores de Qualidade. Sinaes.

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Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisador em Informações e Avaliações Educacionais pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira - Inep. 

Wanderley dos Santos Roberto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);  Mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG).

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Publicado

03-04-2024

Como Citar

Sousa, A. S. de ., & Roberto, W. dos S. (2024). Indicadores de qualidade da educação superior no contexto da Universidade de Brasília. Horizontes, 42(1), e023063. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1631