Indicadores de qualidade da educação superior no contexto da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1631Resumo
Este artigo faz um breve panorama acerca de indicadores de qualidade da educação superior. O objetivo principal consistiu-se em avaliar indicadores de qualidade obtidos pela Universidade de Brasília (UnB) e compreender a relação entre eles. Para tal, utilizou-se uma metodologia com abordagem mista que abrange tanto a análise qualitativa quanto a quantitativa. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados apontaram que a UnB obteve excelência em qualidade na construção, na utilização e na calibração dos Indicadores de qualidade da educação superior.
Palavras-chave: Avaliação da Educação. Educação Superior. Enade. Indicadores de Qualidade. Sinaes.
Downloads
Referências
BERNARDES, J. S. A comissão própria de avaliação: contribuições para o planejamento e para a gestão institucional. In: ROTHEN, J. C.; SANTANA, A. da C. M. (Orgs.). Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCar, 2019. p. 189-202
BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 de abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 15 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 4, de 5 de agosto de 2008. Regulamenta a aplicação do conceito preliminar de cursos superiores, para fins dos processos de renovação de reconhecimento respectivos, no âmbito do ciclo avaliativo do Sinaes, instaurado pela Portaria Normativa nº 1, de 2007. Diário Oficial da União: seção 1, p.15, Brasília, DF, ago. 2008a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/superior/condicoesdeensino/Portaria_N_4_de_5_de_agosto_2008.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 12, de 5 de setembro de 2008. Institui o Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano CXLV, n. 151, p. 13, 8 set. 2008b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/condicoes_ensino/2008/PORTARIA_NORMATIVA_12.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
CALDERÓN, A. I.; FRANÇA, C. M. Os rankings acadêmicos da educação superior: apontamentos no campo da avaliação educacional. In: ROTHEN, J. C.; SANTANA, A. da C. M. (Orgs.). Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCar, 2019. p. 95-113.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes. Avaliação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010.
FERREIRA, R. M.; AMARAL, C. G. Indicadores de qualidade no ensino da pediatria em tempos de pandemia: uma revisão narrativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 9, p. 1-17, 2023.
FIOR, C. A.; MERCURI, E. Envolvimento acadêmico no ensino superior e características do estudante. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, v. 19, n. 1, p. 85-95, 2018.
GALVÃO, M. C. B.; PLUYE, P.; RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista da Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 4-24, set. 2017/fev. 2018.
GRIBOSKY, C. M. O Enade como indutor de qualidade de educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 53, p. 178-195, set./dez. 2012.
IKUTA, C. Y. S.; BARREYRO, G. B. Análise da qualidade dos cursos do programa universidade para todos (ProUni). Revista FAEEBA, Salvador, v. 30, n. 61, p. 344-363, jan./mar. 2021.
INEP. Apresentação dos resultados dos Indicadores de Qualidade da educação superior. Brasília, DF: Inep, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior. Acesso em: 04 abr. 2023.
INEP. DAES: Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Brasília, DF: Inep, [20--]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-de-qualidade. Acesso em: 15 dez. 2022.
INEP. Nota Técnica nº 16/2018/CGCQES/Daes. Metodologia utilizada no cálculo do Conceito Enade. Brasília, DF: Inep, 2018a.
INEP. Nota Técnica nº 17/2018/CGCQES/Daes. Metodologia de cálculo do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Brasília, DF: Inep, 2018b.
INEP. Nota Técnica nº 18/2018/CGCQES/Daes. Metodologia de cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Brasília: INEP. 2018c.
INEP. Nota Técnica nº 37/2019/CGCQES/Daes. Metodologia utilizada no cálculo do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Brasília, DF: Inep, 2019a.
INEP. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Brasília, DF: Inep, 2015.
KHAN, S. N. Qualitative Research Method – Phenomenology. Asian Social Science, Monash, v. 10, n. 21, p. 90-97, 2014.
LIMA, M. A. M.; MAIA, J. L.; CIASCA, M. I. F. L.; SOUZA, J. R. M. A. Avaliação da educação superior no Brasil: análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativa. Avaliação, Campinas, v. 25, n. 3, p. 622-639, nov. 2020.
MOREIRA, D. N.; MOREIRA, E. M. da S.; ARAUJO, E. A. S. Indicadores da educação superior e os desafios para o estado de Rondônia. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 6, n. 1, p. 19-38, jan./mar. 2022.
MOROSINI, M. C. Qualidade na educação superior: tendências do século. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v 20, n. 43, p. 165-186, mai./ago. 2009.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B.; LEITE, D.; FRANCO, M. E. Dal P.i; CUNHA, M. I.; ISAIA, S. M. A. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 64, p. 13-37, 2016.
ROTHEN, J. C.; BARREYRO, G. B. Avaliação da educação. In: ROTHEN, J. C.; BARREYRO, G. B. (Orgs.) Avaliação da educação: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2011. p. 11-16.
SOUSA, K. M.; CALLADO, A. A. C. Indicadores financeiros e não financeiros e a qualidade da educação superior das universidades federais brasileiras. Revista Ciências Administrativas, Fortaleza, v. 25, n. 2, p. 1-15, maio/ago. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Atair Silva de Sousa, Wanderley dos Santos Roberto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.